
Foi aprovado pelo Ministério da Economia, o primeiro projeto industrial da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) implantada no município de Bataguassu. A partir disso, Mato Grosso do Sul passa a contar com uma ZPE ativa e a primeira indústria de plástico biodegradável a partir da batata doce.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, a Zona de Processamento de Exportação é um espaço onde as indústrias operam com benefícios tributários, cambiais e administrativos, com contrapartida de exportar no mínimo 80% da produção.
“Este é um pontapé inicial muito importante para que outras indústrias venham se instalar na ZPE de Bataguassu, que é um empreendimento privado. Mato Grosso do Sul passará a ter uma indústria de tecnologia inovadora e diferenciada, na linha em que o mundo está demandando”, explica Verruck.
Entre as atribuições, a indústria vai exportar xarope de dextrose de batata doce e maltodextrina de batata doce e tem 90 dias a partir da publicação da aprovação para iniciar a instalação na ZPE. Instituída em 2010, a ZPE de Bataguassu pertence ao grupo EGEZPE, possui uma área total de 2 milhões de m² com capacidade de duplicar a área, que é totalmente alfandegada.
A Zona de Processamento e Exportação de Bataguassu é uma área de livre comércio com o exterior, é um distrito industrial, destinado à instalação de empresas a serem beneficiadas com a suspensão de impostos para exportar, instaladas na forma de condomínio, especialmente voltado para a produção e industrialização de bens, a serem comercializados no exterior, sendo consideradas zonas primárias para efeito de controle aduaneiro.
08/01/2026
Exportações de Mato Grosso do Sul batem recorde histórico e somam US$ 10,7 bilhões em 2025
03/10/2025
Governador Riedel e Santiago Peña presidente do Paraguai comemoram avanço da obra da Rota Bioceânica
06/07/2020
Porto Murtinho vai escoar 30% da produção do Estado
09/09/2019
Obras de infraestrutura para nova rota comercial começam a transformar Porto Murtinho