Sábado, 14 de Março de 2026

DATA: 12/02/2020 | FONTE: Agência Brasil Papa rejeita proposta para permitir ordenação de homens casados Pedido foi feito para suprir escassez de padres na Amazônia

O Papa Francisco recusou nesta quarta-feira(12), a ideia de abrir uma exceção para permitir a ordenação de homens casados como padres em áreas remotas. Um pedido endereçado ao Vaticano em outubro pelos bispos da Amazônia pretendia ver aprovada a proposta para fazer face à crescente escassez de sacerdotes.

A decisão poderia ter sido revolucionária e histórica para a Igreja Católica, mas Papa acabou por não ceder. Numa mensagem dirigida à "querida Amazónia" e aos povos indígenas, o chefe da Igreja Católica não faz qualquer menção à proposta dos bispos daquela região.

No documento, Francisco pede aos bispos, "especialmente os da América Latina", a enviarem mais missionários para que desenvolvam o seu trabalho na Amazônia, exigindo que os padres sejam treinados para o diálogo com aquela região e respectivas culturas.

Em outubro, no Sínodo da Amazônia, uma assembleia de bispos dos vários países da região pediu a Francisco que considerasse abrir o sacerdócio a homens casados. Isto porque a Igreja Católica se depara, naquele território, com um problema crescente de falta de padres.

Na Amazónia, a escassez de sacerdotes dificulta os fiéis das comunidades mais remotas a ficarem meses e até anos sem participar de missas.

O pontífice argentino de 83 anos não alterou a sua posição nesta questão dentro da Igreja Católica, mas observou o papel dos cristãos, homens e mulheres, que possam prestar serviços "importantes" às comunidades.

 

 

 

Por RTP (emissora pública de televisão de Portugal) 

EUA vê PCC e CV como “ameaças à segurança regional” 10/03/2026 EUA vê PCC e CV como “ameaças à segurança regional”
Ataques ao Irã deixam ao menos 201 mortos e cerca de 750 feridos 01/03/2026 Ataques ao Irã deixam ao menos 201 mortos e cerca de 750 feridos
Brasil condena ataques dos EUA e Israel ao Irã 28/02/2026 Brasil condena ataques dos EUA e Israel ao Irã
EUA: Trump anuncia que tarifas globais serão de 15%, em vez de 10% 21/02/2026 EUA: Trump anuncia que tarifas globais serão de 15%, em vez de 10%