Quarta-Feira, 28 de Janeiro de 2026

DATA: 05/03/2020 | FONTE: tjms.jus.br TJMS lança ação MULHER- Igualdade de Fato no Poder Judiciário de MS

Durante o mês de março, o Comitê de Gênero, Raça e Diversidade, coordenado pelo Des. Odemilson Roberto Castro Fassa, e a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, sob a responsabilidade da juíza Helena Alice Machado Coelho, realizam a ação  "MULHER - Igualdade de Fato no Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul".
 
A abertura será sexta-feira (6), com transmissão ao vivo para as comarcas do interior, a partir das 14 horas, no plenário do Tribunal Pleno, quando a psicóloga Andreia da Silva Rocha palestrará sobre o Empoderamento da Mulher na Atualidade.

Nos dias 13 e 20, às 14 horas, haverá palestras no Fórum de Campo Grande e no Centro Integrado de Justiça (Cijus), com a psicóloga e servidora aposentada Luziclaire Sanchez Colnaghi da Silva, que abordará o tema "O feminino: reflexões psicanalíticas". No dia 27, a palestra será novamente com a psicóloga Andreia Rocha, no Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec).

Palestrantes não apenas tratarão de temas relevantes e alusivos ao mês da mulher, mas principalmente trarão novidades acadêmicas ao conhecimento dos servidores. Além disso, a transmissão da palestra inicial pela intranet para as comarcas do interior permitirá um alcance praticamente a todo o quadro de servidores do Poder Judiciário de MS.

Não se pode esquecer que entre as novidades da ação está a possibilidade de se ter tradução simultânea em Libras, em uma demonstração de total respeito e inclusão. Haverá ainda a exposição Catarse, da artista visual, atriz, arteterapeuta, psicóloga e ativista cultural Márcia Albuquerque, no saguão da Galeria dos Desembargadores, no Palácio da Justiça. Outras atrações proporcionadas pelos parceiro do TJMS estão sendo preparadas, inclusive sorteio de prêmios.

Mulher na Justiça – Um diagnóstico da participação feminina no Poder Judiciário Sul-mato-grossense, presidido pelo Des. Paschoal Carmello Leandro, em fevereiro deste ano aponta que 2.002 mulheres integram o quadro funcional, representando 57,83% do total de servidores efetivos.

A presença feminina prevalece tanto na primeira instância, com 1.306 mulheres e 923 homens, quanto na segunda instância, com 696 mulheres e 537 homens. No entanto, no que se refere a cargos de confiança, verifica-se um equilíbrio com 16,5% dos homens em função de confiança, enquanto 15,68% das mulheres atuam nessas funções.

No que tange à faixa etária, 38,9% das servidoras possuem menos de 35 anos; 29,8% estão entre 36 e 45 anos; 21,9% entre 46 e 55 anos; 8,7% entre 56 e 65 anos; e menos de 1% possui idade superior a 65 anos. Quanto ao quesito cor ou raça, a maioria das mulheres do quadro funcional do Poder Judiciário se autodeclararam brancas, com 62,95%; seguidas de pardas, com 20,77%; amarelas, com 3,63%; negras, com 2,54%, e indígenas, com menos de 1%.

Do total de mulheres do Poder Judiciário de MS, apenas 22 servidoras apresentam deficiência física. A servidora com mais tempo em exercício está lotada na comarca de Nova Andradina e ingressou no Poder Judiciário em agosto de 1981 e a mais nova trabalha na Secretaria do Tribunal de Justiça, na Capital, desde o dia 27 de fevereiro de 2020. A mais nova tem 23 anos e a mais experiente tem 72 anos de idade.

 

Por Secretaria de Comunicação - imprensa@tjms.jus.br
Rota aérea para MG amplia a integração de MS com grandes centros do país 27/01/2026 Rota aérea para MG amplia a integração de MS com grandes centros do país
Governo prorroga até março prazo para pedido de ressarcimento do INSS 27/01/2026 Governo prorroga até março prazo para pedido de ressarcimento do INSS
Ministério da Agricultura estabelece parâmetros para cultivo de cana em MS 26/01/2026 Ministério da Agricultura estabelece parâmetros para cultivo de cana em MS
Professor de arte de Naviraí participa do Programa Encontro na Rede Globo 26/01/2026 Professor de arte de Naviraí participa do Programa Encontro na Rede Globo