Quarta-Feira, 28 de Janeiro de 2026

DATA: 29/03/2020 | FONTE: Agência Brasil Ministério alerta para risco do uso de cloroquina sem indicação médica Ministério da Saúde divulgou nota técnica sobre medicação

O Ministério da Saúde divulgou uma nota técnica sobre o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina em casos graves, com pacientes hospitalizados, infectados pelo novo coronavírus. O protocolo prevê cinco dias de uso, em complemento a outras medidas como auxílio para respirar e medicação contra febre e mal-estar.

O ministério, no entanto, alerta para o risco do uso desses medicamentos, que não devem ser administrados fora dos hospitais. Segundo a nota, dentre os efeitos colaterais, estão lesões na retina, prejudicando a visão, e distúrbios cardiovasculares.

Em coletiva de imprensa neste sábado (28), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, ressaltou que é importante que os medicamentos só sejam usados em casos mais complexos e não para os pacientes em geral. “Esse medicamento pode dar arritmia cardíaca, pode paralisar a função do fígado. Então, se sairmos com a caixa na mão falando 'pode tomar', nós podemos ter mais mortes por mau uso do medicamento do que pela própria virose”, enfatizou.

Apesar de alguns estudos indicarem que os medicamentos podem conter a covid-19, ainda não existem evidências conclusivas sobre os efeitos das substâncias nesse tipo de tratamento.

Distribuição

Sexta-feira(27), o ministério começou a distribuição para os estados de 3,4 milhões de unidades dos dois medicamentos para uso em casos graves de infecção pelo novo coronavírus.

Os remédios já são distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento de malária, que também é uma virose, e de doenças autoimunes (quando o sistema imunológico causa inflamações) como lúpus e artrite reumatoide.

Anvisa suspende venda de sal grosso e pó para decoração 27/01/2026 Anvisa suspende venda de sal grosso e pó para decoração
Anvisa proíbe venda de canetas emagrecedoras sem registro no país 22/01/2026 Anvisa proíbe venda de canetas emagrecedoras sem registro no país
Anvisa aprova genérico para tratar de refluxo gastroesofágico em adolescentes 20/01/2026 Anvisa aprova genérico para tratar de refluxo gastroesofágico em adolescentes
SUS vai vacinar profissionais de saúde contra dengue em fevereiro 19/01/2026 SUS vai vacinar profissionais de saúde contra dengue em fevereiro