Quarta-Feira, 28 de Janeiro de 2026

DATA: 07/04/2020 | FONTE: Agência Brasil INSS antecipa pagamento de um salário mínimo de auxílio-doença Medida terá duração máxima de três meses

Diário Oficial da União traz portaria que disciplina a antecipação de um salário mínimo mensal ao requerente de auxílio-doença ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Segundo a portaria, a antecipação será devida a partir da data de início do benefício e terá duração máxima de três meses.

Enquanto perdurar o regime de plantão reduzido de atendimento nas agências da Previdência Social, os requerimentos de auxílio-doença poderão ser comprovados com atestado médico.

Para requerer o auxílio-doença, o cidadão deve anexar o atestado ao requerimento por meio do site ou aplicativo Meu INSS. Será necessário apresentar declaração de responsabilidade pelo documento. O atestado deverá estar legível e sem rasuras; conter a assinatura do profissional emitente e carimbo de identificação, com registro do conselho de classe; conter as informações sobre a doença ou Classificação Internacional de Doenças (CID); e conter o prazo estimado de repouso necessário.

“A emissão ou a apresentação de atestado falso ou que contenha informação falsa configura crime de falsidade documental e sujeitará os responsáveis às sanções penais e ao ressarcimento dos valores indevidamente recebidos”, diz a portaria.

Prorrogação

O beneficiário poderá requerer a prorrogação da antecipação do auxílio-doença, com base no prazo de afastamento da atividade informado no atestado médico anterior ou mediante apresentação de novo atestado médico.

O beneficiário será submetido à realização de perícia, após o término do regime de plantão reduzido de atendimento nas agências da Previdência Social: quando o período de afastamento da atividade, incluídos os pedidos de prorrogação, ultrapassar o prazo máximo de três meses; para fins de conversão da antecipação em concessão definitiva do auxílio-doença; quando não for possível conceder a antecipação do auxílio-doença com base no atestado médico por falta de cumprimento dos requisitos exigidos.

Anvisa suspende venda de sal grosso e pó para decoração 27/01/2026 Anvisa suspende venda de sal grosso e pó para decoração
Anvisa proíbe venda de canetas emagrecedoras sem registro no país 22/01/2026 Anvisa proíbe venda de canetas emagrecedoras sem registro no país
Anvisa aprova genérico para tratar de refluxo gastroesofágico em adolescentes 20/01/2026 Anvisa aprova genérico para tratar de refluxo gastroesofágico em adolescentes
SUS vai vacinar profissionais de saúde contra dengue em fevereiro 19/01/2026 SUS vai vacinar profissionais de saúde contra dengue em fevereiro