Terça-Feira, 27 de Janeiro de 2026

DATA: 02/05/2020 | FONTE: g1.globo.com Barroso vê 'risco real' de adiamento das eleições deste ano Primeiro turno das eleições municipais, para escolha de prefeitos e vereadores, está marcado para 4 de outubro. Ministro se diz contrário à hipótese de prorrogação de mandatos.

O ministro Luís Roberto Barroso, futuro presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou nesta sexta-feira (1º) que há um “risco real” de que as eleições municipais de outubro, para escolha de novos prefeitos e vereadores, sejam adiadas em razão da pandemia do novo coronavírus.

Ministro Luís Roberto Barroso é eleito para presidência do TSE ...

 

Ministro Luís Roberto Barroso presidente eleito do TSE – Foto: Reprodução

O primeiro turno das eleições municipais está marcado para 4 de outubro. Nas cidades em que houver segundo turno – somente podem ter segundo turno municípios com mais de 200 mil eleitores –, a data prevista é 25 de outubro. A mudança da data das eleições depende do Congresso.

“Por minha vontade, nada seria modificado porque as eleições são um rito vital para a democracia. Portanto, o ideal seria nós podermos realizar as eleições. Porém, há um risco real, e, a esta altura, indisfarçável, de que se possa vir a ter que adiá-las”, afirmou o ministro em transmissão ao vivo em uma rede social promovida pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

Segundo o ministro, que sucederá a ministra Rosa Weber no final de maio na presidência do TSE, se não houver condições para realizar as eleições em outubro, o pleito, na avaliação dele, teria de ser feito "em poucas semanas, ou no máximo em dezembro, para não haver risco de se ter que prorrogar mandatos”.

Barroso se disse ainda contrário à hipótese de se fazer a eleição municipal junto com a eleição nacional, em 2022, o que exigiria a prorrogação por dois anos dos mandatos dos atuais prefeitos e vereadores.

“Sou totalmente contra essa possibilidade. A democracia é feita de eleições periódicas e alternância no poder”, afirmou. “Os prefeitos e vereadores que estão em exercício neste momento foram eleitos para quatro anos.”

Para o ministro, o excesso de nomes para votação também comprometeria a qualidade do voto, para se fazer uma "escolha consciente".


Portugal terá 2º turno na eleição presidencial pela primeira vez em 40 anos, com esquerda e extrema direita 19/01/2026 Portugal terá 2º turno na eleição presidencial pela primeira vez em 40 anos, com esquerda e extrema direita
Verruck confirma saída do governo em 30 de março para disputar o Senado 19/11/2025 Verruck confirma saída do governo em 30 de março para disputar o Senado
Eleições 2020: Confira os candidatos para o cargo de Vereador em Naviraí 29/09/2020 Eleições 2020: Confira os candidatos para o cargo de Vereador em Naviraí
Eleições 2020: Naviraí terá seis candidatos a prefeito 27/09/2020 Eleições 2020: Naviraí terá seis candidatos a prefeito