
Arrendatário, de 31 anos, foi multado no domingo (24) por exploração ilegal de árvores nativas em área de Mata Atlântica, em Vicentina, distantes 255 km de Campo Grande. A área explorada medida com a ajuda de GPS foi de 11 hectares.
O flagrante ocorreu durante operação em propriedades rurais do município. Policiais militares ambientais observaram que o arrendatário derrubou árvores isoladas pela raiz e utilizada máquina retroescavadeira e pá-carregadeira, além de enterrar toda a madeira e galhos. Ele não possuía licença ambiental para a atividade.
A PMA explica que, mesmo que houvesse a licença, não poderia enterrar a madeira, já que, em exploração vegetal, é necessário aproveitar o material lenhoso.
Durante a fiscalização, o rapaz apontou onde havia enterrado o produto vegetal. Algumas árvores também foram lançadas nas proximidades da reserva legal da propriedade.
O homem, morador de Vicentina, foi autuado e multado em R$ 77 mil. Ele também vai responder por crime ambiental, que prevê pena de seis meses a um ano de detenção. O autuado deverá apresentar um Plano de Recuperação da Área Degradada junto ao órgão ambiental.

Foto: PMA/Divulgação
28/01/2026
Menino de 3 anos morre após se afogar em represa em Japorã
28/01/2026
DOF apreende em Dourados dois veículos com cigarros contrabandeados do PY
28/01/2026
Trabalhador é morto a tiros dentro de retroescavadeira em Ponta Porã
28/01/2026
PF quebra quadrilha que contrabandeava eletrônicos em 'mocó' de carne