Terça-Feira, 27 de Janeiro de 2026

DATA: 15/06/2020 | FONTE: Agência Brasil Bolsonaro conversa com Putin sobre cooperação na área de saúde Conversa tratou também da cúpula do Brics

O presidente Jair Bolsonaro informou hoje (15) que conversou, por telefone, com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. De acordo com Bolsonaro, ambos concordaram em “aprofundar ainda mais a cooperação entre nossos países, inclusive no combate à covid-19”.

“Tratamos também dos resultados que queremos atingir na próxima Cúpula do Brics, em São Petersburgo”, escreveu o presidente em publicação na sua conta no Twitter.

O Brics é grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Neste ano, a Rússia está na presidência rotativa do bloco.

Último encontro

Em 14 de novembro do ano passado, o presidente Jair Bolsonaro recebeu, no Palácio do Planalto, o líder russo Vladimir Putin. O encontro ocorreu após a realização da 11ª Reunião de Cúpula do Brics, quando os chefes de Estado dos cinco países anunciaram acordos para fortalecer o bloco e emitiram uma declaração conjunta.

O encontro com Bolsonaro durou cerca de 50 minutos.

Putin e Bolsonaro conversaram sobre a ampliação dos fluxos de comércio e investimentos entre os países. "As duas partes discutiram a remoção de entraves ao comércio de produtos do setor agropecuário e a diversificação da pauta comercial. Manifestaram disposição de estudar iniciativas para a promoção de investimentos recíprocos", informou o governo brasileiro.

No encontro, o presidente russo também demonstrou interesse em novos aportes no setor de energia. Os dois presidentes também reforçaram disposição de aprofundar o intercâmbio em áreas como geolocalização, tecnologia espacial e biotecnologia.

- Nesta manhã, conversei com o Presidente da Rússia, Vladimir Putin.

- Concordamos em aprofundar ainda mais a cooperação entre nossos países, inclusive no combate à covid-19.

- Tratamos também dos resultados que queremos atingir na próxima Cúpula do BRICS, em São Petersburgo.

Ver imagem no Twitter
5.932 pessoas estão falando sobre isso

 

Governo Trump congela emissão de vistos de imigrantes para cidadãos do Brasil e de mais 74 países 14/01/2026 Governo Trump congela emissão de vistos de imigrantes para cidadãos do Brasil e de mais 74 países
China impõe restrições a importações de carne bovina em 2026 31/12/2025 China impõe restrições a importações de carne bovina em 2026
EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky 12/12/2025 EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky
Saiba como nova lei dos estrangeiros afeta brasileiros em Portugal 24/10/2025 Saiba como nova lei dos estrangeiros afeta brasileiros em Portugal