Terça-Feira, 27 de Janeiro de 2026

DATA: 01/07/2020 | FONTE: G1 MS Bebê de 4 meses com suspeita de dengue é diagnósticado com Covid-19 Mãe dele também apresentou sintomas gripais, passou por teste e também foi diagnosticada com novo coronavírus em MS. Ambos cumprem isolamento em casa.

Um bebê de 4 meses, que mora em Aquidauana, na região oeste do estado, foi diagnosticado com o novo coronavírus e transferido para o Hospital Universitário (HU), em Campo Grande. Além dele, outros três casos foram confirmados no município, nessa terça-feira (30).

A criança é o segundo caso mais novo de pessoa infectada com a doença estado. Em março um bebê de 3 meses, de Campo Grande, também foi diagnósticado com a covid-19.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o bebê deu entrada no Pronto Socorro do Hospital Regional de Aquidauana com suspeita de dengue grave, porém, foi transferido. No HU, no dia 20 de junho, ele apresentou os primeiros sintomas gripais e então foram feitos exames, no qual houve resultado positivo para a Covid-19.

A mãe do bebê, 28 anos, que também estava na unidade hospitalar, também fez o teste e deu positivo. Ambos receberam alta médica e retornaram para Aquidauana, sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica Municipal e permanecerão em isolamento domiciliar.

Os outros dois casos positivos de Covid-19 são pai e filha, respectivamente, homem, idoso, 81 anos e a filha, 54 anos. Eles teriam tido contato com um rapaz de Anastácio, que era caso positivo de coronavírus e faleceu no dia 17 de junho.

Os resultados dos exames do pai e da filha foram liberados hoje para a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), porém, desde o último dia 17 deste mês, quando foram identificados como contatos do caso confirmado, os dois estão cumprindo o protocolo de isolamento domiciliar e são monitorados, permanecendo em quadro estável.

 

Casos confirmados

 

Com estes novos 4 casos, Aquidauana totaliza cinco pessoas postivas de Covid-19, sendo uma já recuperada. Há 24 amostras cadastradas no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) para teste de coronavírus.

A Vigilância Epidemiológica Municipal está colhendo amostras de todos contatos dos casos confirmados e solicitando que fiquem em isolamento domiciliar e atentos a qualquer sintoma, para comunicar a equipe de saúde.

São ao todo 177 casos notificados, sendo 148 casos descartados de Covid-19, com 24 amostras no Lacen. Até o momento, foram 5 casos confirmados, com 1 

Anvisa suspende venda de sal grosso e pó para decoração 27/01/2026 Anvisa suspende venda de sal grosso e pó para decoração
Anvisa proíbe venda de canetas emagrecedoras sem registro no país 22/01/2026 Anvisa proíbe venda de canetas emagrecedoras sem registro no país
Anvisa aprova genérico para tratar de refluxo gastroesofágico em adolescentes 20/01/2026 Anvisa aprova genérico para tratar de refluxo gastroesofágico em adolescentes
SUS vai vacinar profissionais de saúde contra dengue em fevereiro 19/01/2026 SUS vai vacinar profissionais de saúde contra dengue em fevereiro