
O presidente Jair Bolsonaro sancionou o Projeto de Lei 848/2020, que determina que receitas médicas ou odontológicas sujeitas a prescrição e de uso contínuo tenham prazo de validade indeterminado. O projeto foi originário da Câmara dos Deputados e foi aprovado no Senado no início de julho. A sanção foi publicada no Diário Oficial da União de hoje(28).

As regras valem para o período da pandemia no país e não incluem medicamentos de uso controlado, como tarja preta e antibióticos. Bolsonaro vetou um trecho do projeto que autorizava a retirada do medicamento por terceiros, sem a presença do titular da receita, com a apresentação de uma declaração.
Na justificativa para o veto, a Secretaria-Geral da Presidência da República explicou que “o dispositivo cria uma exigência que poderá vir a ser estendida a todos os casos e, por consequência, burocratizar o atendimento nas farmácias”.
23/10/2026
Ações da Promotoria e da Saúde municipal de Naviraí garantem prêmio nacional para o MPMS
21/10/2026
Pediatras alertam para riscos de brinquedos com IA
21/10/2026
UTIs no Brasil: médicos pedem estruturação que vá além de mais leitos
20/10/2026
Ministério da Agricultura confirma foco de doença de Newcastle em Santa Catarina