Terça-Feira, 27 de Janeiro de 2026

DATA: 30/07/2020 | FONTE: G1 183 ton de cigarros apreendidos no MS, serão destruídos em Foz do Iguaçu Segundo a Receita Federal, mais de 130 milhões de cigarros produzidos no Paraguai serão destruídos; mercadorias foram apreendidas no Mato Grosso do Sul.

Um comboio com 14 carretas carregadas com 183 toneladas de cigarro contrabandeado que foram apreendidos em Mato Grosso do Sul saiu na manhã desta quarta-feira (29), de Mundo Novo, para Foz do Iguaçu, onde o material ilegal vai ser destruído pela empresa Irmãos Krefta.

Os produtos precisaram ser transportados porque a Receita Federal de Foz do Iguaçu conta com equipamentos específicos para destruir e separar os materiais que podem ser reaproveitados do cigarro, como o papel e o plástico.

 

O fumo, que tem várias substâncias químicas, torna-se um material que pode ser queimado em fornos de fábricas de cimento e cerâmicas.

Cigarros serão destruídos pela Receita Federal, em Foz do Iguaçu — Foto: Receita Federal/Divulgação

Cigarros serão destruídos pela Receita Federal, em Foz do Iguaçu — Foto: Receita Federal/Divulgação

A força-tarefa para o transporte do cigarro envolveu a Receita Federal, Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade (FNCP), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Força Nacional de Segurança.

O chefe da vigilância de repressão da alfândega de Mundo Novo, Rodrigo Lara, disse que o ano de 2020 teve um aumento expressivo no número de apreensões de cigarros, e provavelmente isso se deu graças à maior interação dos órgãos de segurança, que vem trabalhando em conjunto nas fiscalizações.

O comboio contou com frases sobre o impacto que esse tipo de contrabando provoca na economia, uma delas diz que 132 mil casas poderiam ser construídas com o impostos que deixam de ser arrecadados com a venda de cigarros ilegais.

O translado da carga liberarou espaço físico nos depósitos da Receita Federal em Mundo Novo, o que possibilita que novas ações de combate e repressão ao contrabando sejam realizadas.

Durante a viagem, toda carga foi escoltada pelas polícias Federal e Rodoviária Federal, e pela Força Nacional.

Megaoperações

Está será a terceira força-tarefa de destruição de cigarros realizada com o apoio do Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade, em 2020. No primeiro semestre do ano o órgão já participou de outras duas megaoperações de combate ao contrabando, uma no Rio de Janeiro e outra no estado do Maranhão.

Quase 200 toneladas de cigarros contrabandeados serão destruídos, em Foz do Iguaçu — Foto: Receita Federal/Divulgação

Quase 200 toneladas de cigarros contrabandeados serão destruídos, em Foz do Iguaçu — Foto: Receita Federal/Divulgação

 

Caminhão carregado com cigarros contrabandeados no pátio da Receita Federal, em Mundo Novo (Foto: Divulgação)

Carreta carregada com cigarros contrabandeados (Foto: Divulgação) 

 

 

 

Com informações G1MS/G1PR

Rota aérea para MG amplia a integração de MS com grandes centros do país 27/01/2026 Rota aérea para MG amplia a integração de MS com grandes centros do país
Governo prorroga até março prazo para pedido de ressarcimento do INSS 27/01/2026 Governo prorroga até março prazo para pedido de ressarcimento do INSS
Ministério da Agricultura estabelece parâmetros para cultivo de cana em MS 26/01/2026 Ministério da Agricultura estabelece parâmetros para cultivo de cana em MS
Professor de arte de Naviraí participa do Programa Encontro na Rede Globo 26/01/2026 Professor de arte de Naviraí participa do Programa Encontro na Rede Globo