Quinta-Feira, 17 de Setembro de 2026

DATA: 25/08/2020 | FONTE: Agência Brasil Correios entram com dissídio coletivo no TST Greve teve início na última segunda-feira (17)

Os Correios anunciaram hoje (25) que entraram com dissídio coletivo de greve no Tribunal Superior do Trabalho (TST) por não ter havido acordo com as entidades que representam os funcionários parados desde a segunda-feira passada (17). A partir de agora, o tribunal vai mediar a negociação por reajuste de salário dos empregados.

De acordo com os Correios, desde julho são realizadas tentativas de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) com as entidades que representam os empregados. A estatal informou que os salários dos empregados seguem resguardados e os trabalhadores continuam tendo acesso, por exemplo, ao benefício auxílio-creche e ao tíquete refeição e alimentação, em quantidades adequadas aos dias úteis no mês, de acordo com a jornada de cada trabalhador.

Mesmo com a greve, os Correios afirmam que mantêm a rede de atendimento aberta em todo o país e os serviços, inclusive o Sedex e o PAC, continuam ativos. Mas as postagens com hora marcada, suspensas desde o início da pandemia, ainda estão indisponíveis

“A Coleta Programada não sofreu alteração, assim como a Logística Reversa, que permanece operando normalmente em nossas agências, bem como o serviço de telegrama, que continua sendo prestado com um acréscimo de um dia ao prazo previsto de entrega”, afirmou a empresa.

Greve

Segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (Fentect), parte dos trabalhadores decidiu cruzar os braços em protesto contra a proposta de privatização da estatal e pela manutenção de benefícios trabalhistas. 

A categoria também reivindica mais atenção, por parte da empresa, quanto aos riscos que o novo coronavírus representa para os empregados.

Conselho Superior do MPF analisará mensagens de Vorcaro sobre Gonet 16/09/2026 Conselho Superior do MPF analisará mensagens de Vorcaro sobre Gonet
PF envia a Gilmar e Zanin íntegra de material do celular de Vorcaro 14/09/2026 PF envia a Gilmar e Zanin íntegra de material do celular de Vorcaro
Mendonça atende Fachin e retira sigilo de parte da investigação do Master 11/09/2026 Mendonça atende Fachin e retira sigilo de parte da investigação do Master
Fachin suspende decisões de Mendonça e Dino e concentra apurações 09/09/2026 Fachin suspende decisões de Mendonça e Dino e concentra apurações