Sábado, 19 de Setembro de 2026

DATA: 30/01/2017 | FONTE: Correio do Estado 'Rei do Gado' pantaneiro morre depois de sofrer mal súbito ao volante Joaquim de Carvalho era conhecido como Rei do Gado do Pantanal

Fazendeiro Joaquim de Carvalho, 86 anos, mais conhecido como Joaquim Birbiridade, um dos maiores pecuaristas da região do Pantanal e de Bonito, morreu no início da tarde de hoje, depois de sofrer mal súbito no quilômetro 47 da BR-419, em Anastácio.

Informações preliminares apontam que o pecuarista seguia pela pista, quando passou mal ao volante. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado ao pronto-socorro de Aquidauana, mas não resistiu.

De acordo com Francisco Maia, que esteve a alguns anos a frente da presidência da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), Joaquim atuava na região de Bonito e era muito conhecido nos leilões. “Quando ele arrematava os lotes ele agradecia e dizia sempre a frase: Joaquim agradece o prazo e crédito mas paga à vista”, contou Maia ao Portal Correio do Estado.

Conforme o pecuarista, Joaquim era visto no ramo como uma pessoa folclórica. “Conhecia ele superficialmente, sabia de algumas passagens dele, por exemplo, quando trocava de caminhonete dizia que comprou a nova sem vender a velha”, lembrou.

Ainda de acordo com Chico Maia, a vaidade do fazendeiro era marcante, porém, de forma extrovertida. “Ele dava as 'gargantadas' dele de forma descontraída. É com certeza uma grande perda, uma pessoa conhecida no meio e que era considerada”, enfatizou.

Naviraí lança Saúde na Palma da Mão e reforça estrutura para atendimento à população 17/09/2026 Naviraí lança Saúde na Palma da Mão e reforça estrutura para atendimento à população
Anvisa proíbe caneta emagrecedora vinda do Paraguai 16/09/2026 Anvisa proíbe caneta emagrecedora vinda do Paraguai
Anvisa aprova novo medicamento para tratamento de enxaqueca 09/09/2026 Anvisa aprova novo medicamento para tratamento de enxaqueca
Hospital de Amor em Barretos inaugura ala de reabilitação oncológica 06/09/2026 Hospital de Amor em Barretos inaugura ala de reabilitação oncológica