Domingo, 09 de Agosto de 2026

DATA: 01/02/2017 | FONTE: campograndenews Governador participa hoje, da formatura de 400 agentes penitenciários

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que voltou de férias ontem, participa nesta quarta-feira (1º) da Formatura do 36º Curso de Formação de Agentes Penitenciários de Mato Grosso do Sul. A solenidade está marcada para às 8h30, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.

Os 400 profissionais que se formam hoje vão reforçar o funcionalismo da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciária), que atualmente conta com 1.379 servidores.

De acordo com o governo, os agentes serão lotados nas 45 unidades prisionais do Estado, onde irão atuar nas áreas de segurança e custódia, assistência e perícia e administração e finanças. Os novos servidores poderão ainda trabalhar em uma das três novas unidades prisionais que estão sendo construídas em Campo Grande pelo Governo do Estado, por meio de convênio com o Ministério da Justiça e Cidadania, via Depen (Departamento Penitenciário Nacional).

Antes de assumir os cargos, os agentes passaram por uma série de testes, exames e aulas. O mais recente foi o curso de formação que teve início em 24 de novembro de 2016 e duração de mais de dois meses. Foram 10 turmas de alunos que tiveram conhecimento sobre direitos humanos e cidadania, legislação, gerenciamento de crise, defesa pessoal, primeiros socorros e outros.

Resultado de imagem para agepen ms

Preso fugitivo da Gameleira se entrega à polícia após 4 dias 24/07/2026 Preso fugitivo da Gameleira se entrega à polícia após 4 dias
Preso em investigação contra o Comando Vermelho morre em presídio 23/07/2026 Preso em investigação contra o Comando Vermelho morre em presídio
Três detentos fogem do presídio da Gameleira na Capital e Agepen descarta invasão armada 22/07/2026 Três detentos fogem do presídio da Gameleira na Capital e Agepen descarta invasão armada
Governo de MS formaliza criação de Centro de Detenção Provisória em Sidrolândia 17/07/2026 Governo de MS formaliza criação de Centro de Detenção Provisória em Sidrolândia