
Duas pessoas foram presas em flagrante pela Polícia Militar Ambiental (PMA) na madrugada de sábado, (04.out), por volta das 3h, durante um ponto de bloqueio na rodovia MS-145, próximo ao Assentamento Juncal em Naviraí. A dupla, que alegou estar indo caçar javali no município de Juti, estava armada, mas com documentação ilegal para a atividade.
Os abordados estavam em uma picape Fiat Strada, de cor branca, com placas de Naviraí/MS. O condutor foi identificado como Almir, de 60 anos, e o passageiro como Gilialdo, de 42 anos.
Ao serem questionados sobre a finalidade da viagem, os homens confirmaram que se deslocavam para uma fazenda em Juti com o intuito de realizar a caça de javali, uma espécie exótica e invasora.
No entanto, a inspeção da documentação revelou graves irregularidades como:
- A "Autorização de Controle de Espécies Exóticas Invasoras", emitida pelo IBAMA, estava vencida desde 03/10/2025 (referindo-se à data da operação).
- Autorização Inexistente: A dupla não possuía a autorização expressa da proprietária do imóvel rural para desenvolver a atividade. Eles apresentaram apenas uma declaração particular, datada de 2024, assinada por uma pessoa sem vínculo jurídico com a fazenda.
Gilialdo portava uma carabina marca Rossi, calibre .357 Magnum, acompanhada de 17 munições intactas do mesmo calibre. Já Almir portava uma carabina marca CBC, calibre .357 Magnum, acompanhada de 15 munições intactas, sendo 14 da marca CBC e uma da marca CCI.
Segundo a PMA, a validade das Guias de Tráfego Especial (GTE), que permitem o transporte das armas e munições, está condicionada ao cumprimento das autorizações ambientais do IBAMA. Com a autorização de caça vencida, o porte de arma se tornou ilegal.
Os policiais militares ambientais deram voz de prisão aos caçadores por estarem devidamente equipados e em deslocamento direto para o exercício de uma atividade controlada sem licença válida, o que configura início de execução de crime ambiental.
Almir e Gilialdo foram conduzidos, juntamente com as armas e munições apreendidas, para a 1ª DP (Delegacia de Polícia Civil) de Naviraí, onde foram autuados em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido.
Além da esfera criminal, a dupla foi autuada no âmbito administrativo por praticar atividade sem licença válida, gerando multas ambientais pesadas. Almir recebeu multa no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais) e Gilialdo: no valor de R$ 8.000,00 (oito mil reais).
27/01/2026
No Cidade Jardim em Naviraí, PM apreende moto e dois adolescentes pela prática de direção perigosa
27/01/2026
Confronto entre PM e criminosos termina com dois mortos e três feridos em Dourados
27/01/2026
Força-tarefa prende 3 por execução de homem em praça de Miranda
27/01/2026
Paciente transplantado de Nova Andradina fica cego após agressão na Capital