Terça-Feira, 17 de Março de 2026

DATA: 16/10/2025 | FONTE: campograndenews Ibama entrega SamuVet para atender animais silvestres em MS Veículo foi desenvolvido por grupo da UCDB e custeado com recursos de multas ambientais

Foi entregue na manhã desta quinta-feira (16.out), o veículo de atendimento emergencial para animais silvestres, conhecido como SamuVet. A iniciativa foi idealizada pelo Gretap (Grupo Técnico de Resgate Animal Cerrado Pantanal), da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), e viabilizada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), que destinou recursos de multas ambientais aplicadas à empresa Vetria Mineração.

A entrega ocorreu no CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), com a presença do diretor-presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, que destacou que o veículo será usado principalmente em ocorrências de atropelamento e incêndios florestais, oferecendo o primeiro atendimento aos animais ainda no local.

“Em Mato Grosso do Sul, temos muitas ocorrências envolvendo atropelamentos de animais como tamanduás e onças e precisamos de um atendimento rápido. O mesmo vale para os incêndios florestais. Neste ano, os casos foram menores que em 2024, mas o problema é recorrente; então precisamos agir com agilidade”, afirmou Rodrigo.

Diretor-presidente do Ibama Rodrigo Agostinho participa de entrega de SamuVet no CRAS. (Foto: Marcos Maluf)

O diretor-presidente explicou que, embora o veículo fique sob responsabilidade técnica e operacional do grupo de resgate da UCDB, ele poderá ser deslocado para vários pontos do Estado conforme a necessidade.

“Esse trailer também vai acompanhar as queimas prescritas nos parques estaduais. Sempre que o PrevFogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais) ou o Corpo de Bombeiros realizarem o controle de material orgânico, o veículo estará à disposição”, explicou Paula Helena Santa Rita, coordenadora operacional do Gretap.

O SamuVet é equipado com tubos de oxigênio, sedativos, anestésicos, curativos, maca e equipamentos de imobilização, permitindo o atendimento emergencial no local e até pequenas cirurgias, se necessário. O reboque foi desenvolvido especialmente para acessar áreas de difícil alcance e resistir a condições adversas, garantindo o resgate de animais feridos com mais eficiência.

Na semana passada, uma unidade semelhante foi entregue no estado vizinho, Mato Grosso, e já está sendo utilizada em um incêndio no Xingu. Agora, Mato Grosso do Sul recebe sua primeira unidade. Segundo Rodrigo Agostinho, há planos, em nível estadual e federal, para ampliar a frota e transformar a iniciativa em um programa nacional.

“Estamos adquirindo novas unidades. Os processos de licitação levam um tempo, mas esperamos concluir o mais breve possível e criar uma rede de atendimento em todo o País”, afirmou o diretor-presidente do Ibama.

Equipamentos para captura, imobilização e atendimento dos animais no SamuVet. (Foto: Marcos Maluf)

Os recursos para a compra dos SamuVets vêm exclusivamente de multas ambientais. O diretor jurídico da Vetria Mineração, Diego Dalastra, que participou do evento, destacou o compromisso da empresa com o meio ambiente.

“Ficamos muito satisfeitos em ver os recursos sendo bem aplicados e transformados em equipamentos que vão beneficiar as instituições envolvidas nessa causa”, disse.

A superintendente do Ibama em Mato Grosso do Sul, Joanice Lube Battilani, explicou que o projeto faz parte do programa federal de conversão de multas, que permite destinar parte do valor arrecadado para ações ambientais.

“O programa possibilita que o autuado repasse 60% do valor da multa para a compra de equipamentos, como esses trailers que funcionam como hospitais veterinários móveis, voltados ao atendimento de emergências climáticas”, explicou.

 

Por Ketlen Gomes

Nova política pode mudar regras da pesca em rios do Pantanal 16/03/2026 Nova política pode mudar regras da pesca em rios do Pantanal
Aberto o credenciamento para Conferência sobre Espécies Migratórias em Campo Grande 10/03/2026 Aberto o credenciamento para Conferência sobre Espécies Migratórias em Campo Grande
Com seca à vista, MS deve receber R$ 24 milhões para combate a incêndios 07/03/2026 Com seca à vista, MS deve receber R$ 24 milhões para combate a incêndios
Inmetro divulga lista dos automóveis mais econômicos e menos poluentes do mercado 03/03/2026 Inmetro divulga lista dos automóveis mais econômicos e menos poluentes do mercado