
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de perigo para chuvas intensas em todo o Mato Grosso do Sul. O aviso, já em vigor, é válido até às 10h de terça-feira (28), e indica a possibilidade de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia, acompanhada de ventos fortes que podem chegar a 100 km/h.
O alerta abrange todas as regiões do estado — do Pantanal ao Bolsão — e inclui risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O Inmet orienta a população a evitar abrigo sob árvores durante tempestades, não estacionar veículos próximos a torres e placas e desligar aparelhos elétricos em caso de forte instabilidade.

Mato Grosso do Sul em alerta laranja para risco de chuva intensa (Arte: Inmet)
Acumulado de chuva nas últimas 72 horas
O volume de chuva registrado entre os dias 24 e 27 de outubro mostra o impacto das instabilidades sobre o estado. O maior acumulado foi em Bela Vista, que registrou 121,8 mm, seguido por Maracaju (93,2 mm), Bonito (82 mm), Jardim (77,4 mm) e Laguna Carapã (74,8 mm).
Outros municípios também registraram volumes expressivos:
Nas regiões norte e leste, os acumulados foram menores, mas ainda significativos: Três Lagoas (15 mm), Camapuã (13,4 mm), Água Clara (11,8 mm) e Corumbá (11,6 mm).
De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a combinação de alta umidade e sistema de baixa pressão atmosférica mantém as condições para chuvas e tempestades isoladas em todo o estado. A previsão é que o tempo continue instável ao longo da terça-feira, com ventos variando entre 60 e 100 km/h em pontos isolados.
19/01/2026
Semana deve começar com frente fria nas regiões Sul e Sudeste
12/01/2026
Incluindo Naviraí, Inmet faz alerta de tempestade para 73 cidades de MS nesta terça-feira
09/01/2026
Ciclone extratropical traz frente fria e tempestades para MS
21/12/2025
Verão começa com calor e alerta para chuvas intensas e ventos fortes