
A Prefeitura de Naviraí promulgou a Lei Municipal Nº 2.648, que dispõe sobre a reserva de vagas para negros, indígenas e pessoas com deficiência em concursos públicos, para provimento de cargos e empregos públicos do quadro permanente de pessoal da Administração Direta e Indireta do Município. O projeto de lei foi votado e aprovado em sessão extraordinária, antes do recesso do Poder Legislativo em meados deste mês de Dezembro.
O Projeto sancionado pelo Prefeito Rodrigo Sacuno (PL) entrou em vigor no último dia 17 de dezembro, com publicação no Diário Oficial dos Municípios (Assomassul).
A lei vale para concursos de toda a Administração Pública Municipal. A reserva será aplicada apenas em seleções com, no mínimo, três vagas disponíveis. Candidatos que concorrem pelas cotas também disputarão as vagas de ampla concorrência, de acordo com sua classificação.
A medida segue modelo semelhante ao de legislações estaduais e federais, com exigência de autodeclaração racial no ato da inscrição. A falsidade das informações poderá resultar em eliminação do processo seletivo e anulação da posse após processo administrativo.
A nomeação dos aprovados seguirá critério de alternância entre vagas reservadas, ampla concorrência e vagas destinadas a pessoas com deficiência.
27/01/2026
Rota aérea para MG amplia a integração de MS com grandes centros do país
27/01/2026
Governo prorroga até março prazo para pedido de ressarcimento do INSS
26/01/2026
Ministério da Agricultura estabelece parâmetros para cultivo de cana em MS
26/01/2026
Professor de arte de Naviraí participa do Programa Encontro na Rede Globo