
Com o início do ano, a busca por materiais escolares cresce em todo o País, impulsionada pela volta às aulas. Para garantir que os produtos adquiridos atendam aos requisitos de segurança e qualidade, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) reforça a importância de atenção a cuidados básicos no momento da compra.
De acordo com o presidente do Instituto, Márcio André Brito, observar as informações presentes nas embalagens e a existência do selo de certificação do Inmetro é fundamental para reduzir riscos à saúde e à segurança dos consumidores: “Orientamos pais e responsáveis a verificarem se os materiais escolares possuem o selo do Inmetro, se são adequados à faixa etária da criança e se estão sendo adquiridos em estabelecimentos formais, que garantem a procedência desses produtos. Essas medidas ajudam a prevenir acidentes e problemas relacionados à qualidade dos itens”, afirma Brito.
Entre os produtos que devem obrigatoriamente apresentar certificação estão lápis de cor, canetas hidrográficas, borrachas, apontadores, massas para modelar e outros materiais de uso frequente no ambiente escolar.
Além dessas orientações, o Inmetro lembra que possíveis irregularidades podem ser denunciadas por meio da Ouvidoria do Inmetro, pelo site ou pelo telefone 0800 285 1818, disponível para chamadas de telefone fixo, de segunda a sexta-feira, das 8 h às 16 h 30. Em caso de acidentes ou incidentes envolvendo produtos, o consumidor deve registrar a ocorrência no Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac) .
Essas recomendações contribuem para um ambiente escolar mais seguro e para o uso de produtos adequados.
Por Agência Gov | Via Inmetro
27/01/2026
Rota aérea para MG amplia a integração de MS com grandes centros do país
27/01/2026
Governo prorroga até março prazo para pedido de ressarcimento do INSS
26/01/2026
Ministério da Agricultura estabelece parâmetros para cultivo de cana em MS
26/01/2026
Professor de arte de Naviraí participa do Programa Encontro na Rede Globo