
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu aviso de tempestade para esta terça-feira (13.jan), em Mato Grosso do Sul. O alerta começa às 0h e segue até 23h59. A previsão indica chuva entre 20 e 30 mm por hora, com acumulado de até 50 mm no dia, além de ventos de 40 a 60 km/h e possibilidade de granizo.
De acordo com o instituto, o cenário apresenta baixo risco de interrupção no fornecimento de energia, danos a lavouras, queda de galhos e alagamentos. O aviso do Inmet alcança 73 municípios distribuídos em quatro regiões de Mato Grosso do Sul.
No leste do Estado, estão sob alerta Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Paraíso das Águas, Aparecida do Taboado, Inocência, Paranaíba, Selvíria, Água Clara, Brasilândia, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo e Três Lagoas.
Na região Centro Norte, o aviso inclui Alcinópolis, Camapuã, Coxim, Figueirão, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Sonora, Bandeirantes, Campo Grande, Corguinho, Jaraguari, Rio Negro, Rochedo, Sidrolândia e Terenos.
Nos Pantanais Sul Mato-Grossense, as cidades afetadas são Corumbá, Ladário, Porto Murtinho, Anastácio, Aquidauana, Dois Irmãos do Buriti e Miranda.
Já no sudoeste de Mato Grosso do Sul, o alerta abrange Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caracol, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Nioaque, Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Caarapó, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Itaporã, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Ponta Porã, Rio Brilhante, Vicentina, Angélica, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Eldorado, Glória de Dourados, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jateí, Mundo Novo, Naviraí, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru.
Recomendações - Durante a ocorrência de tempestades, a orientação é evitar abrigo sob árvores, devido ao risco de queda e de descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Também é recomendado não utilizar aparelhos eletrônicos conectados à tomada enquanto durar o mau tempo.
Em caso de necessidade, a população pode buscar informações e orientações junto à Defesa Civil (199) e ao Corpo de Bombeiros (193).
Por Bruna Marques
19/01/2026
Semana deve começar com frente fria nas regiões Sul e Sudeste
09/01/2026
Ciclone extratropical traz frente fria e tempestades para MS
21/12/2025
Verão começa com calor e alerta para chuvas intensas e ventos fortes
12/12/2025
Tempestades severas ameaçam MS, PR e SC com granizo e rajadas de vento