
Três estrangeiros, que não tiveram a nacionalidade divulgada, foram presos ontem, quarta-feira (14.jan), pela Polícia Federal, em Ponta Porã, por falsidade ideológica na tentativa de obter residência no Brasil.
Segundo informou a PF, durante o atendimento na área de migração, nas entrevistas e na análise da documentação apresentada, os agentes verificaram que as informações declaradas não batiam com os dados oficiais.
Ao checarem os documentos nos sistemas, assim como as informações fornecidas, como endereços, ficou claro que os solicitantes estavam usando localizações falsas para simular que possuíam residência em território nacional.
Em conversa com um deles, que não teve a idade divulgada, o requerente confessou ter usado o endereço de um terceiro para atender às exigências do procedimento migratório.
No outro caso, além de fornecer informações que não eram reais, os agentes constataram que o endereço falso também estava sendo utilizado para tentar obter benefícios assistenciais.
Segundo a Polícia Federal, esse tipo de ação caracteriza crime previsto na legislação penal, uma vez que emprestar ou utilizar endereço falso para simular moradia no país configura fraude e pode resultar em responsabilização criminal.
A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa do órgão para obter a nacionalidade dos estrangeiros. Assim que houver retorno, a informação será atualizada na reportagem.
30/04/2026
Em Mundo Novo, Força Tática de Naviraí apreende carga de cigarros avaliada em R$ 850 mil
30/04/2026
Acusado de matar rapaz em Naviraí pede para ficar preso na PED em Dourados
30/04/2026
Homem é preso após criança de 8 anos denunciar estupro e mãe encontrá-lo na casa
29/04/2026
Menina de 9 anos escapa de tentativa de sequestro a caminho da escola em Naviraí