Segunda-Feira, 16 de Março de 2026

DATA: 16/01/2026 | FONTE: metropoles Flávio Dino proíbe emendas a ONGs ligadas a parentes de parlamentares Decisão de Dino veda repasses a entidades do terceiro setor com parentes de parlamentares ou assessores e alcança contratações indiretas

O ministro Flávio Dino (STF) determinou, nesta quinta-feira (15.jan), a proibição da destinação e da execução de emendas parlamentares para entidades do terceiro setor que mantenham vínculos familiares com parlamentares ou assessores responsáveis pela indicação dos recursos.

O magistrado afirmou que não é compatível com o regime constitucional que a destinação de recursos públicos seja influenciada por vínculos familiares, diretos ou indiretos.

Segundo o ministro, esse tipo de prática equivale à “apropriação privada do Orçamento Público, em desvio dos critérios objetivos e impessoais que devem reger a atuação estatal”.

A proibição não se limita às situações nas quais o parente figure formalmente como dirigente da entidade beneficiária. A decisão também alcança casos em que a ONG, ainda que formalmente autônoma, realize contratação, subcontratação ou intermediação de pessoas físicas ou jurídicas ligadas a familiares do parlamentar ou de assessor, considerados beneficiários finais dos recursos.

O magistrado sustenta que qualquer tentativa de contornar a vedação legal por meio de vínculos indiretos ou estruturas formais de autonomia viola o núcleo das normas que regem o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil e a Súmula Vinculante nº 13, que trata do nepotismo.

Para Dino, “qualquer mecanismo que permita a submissão do interesse público a interesses privados” é incompatível com a Constituição.

A decisão integra um conjunto de medidas adotadas pelo STF para reforçar o controle sobre a execução de emendas parlamentares, especialmente após reportagens e auditorias que apontaram falhas de transparência, rastreabilidade e fiscalização no repasse de recursos a entidades privadas.

 

Por 

Tratorista que matou segurança em festa de Ivinhema pega quase 20 anos de prisão 13/03/2026 Tratorista que matou segurança em festa de Ivinhema pega quase 20 anos de prisão
Moraes volta atrás e nega visita de assessor de Trump a Bolsonaro 13/03/2026 Moraes volta atrás e nega visita de assessor de Trump a Bolsonaro
Goleiro Bruno é considerado foragido pela Justiça do Rio de Janeiro 11/03/2026 Goleiro Bruno é considerado foragido pela Justiça do Rio de Janeiro
TJ mantém indenização após vítima perder visão em acidente causado por toldo 10/03/2026 TJ mantém indenização após vítima perder visão em acidente causado por toldo