Quarta-Feira, 29 de Abril de 2026

DATA: 19/01/2026 | FONTE: Globo Rural Semana deve começar com frente fria nas regiões Sul e Sudeste Se confirmada, a condição climática marcará uma virada para o mês, após dias de calor intenso

Previsões meteorológicas indicam que a semana deve começar com a chegada de uma frente fria nas regiões Sul e Sudeste, e chance de fortes rajadas de vento na segunda-feira (19.jan), informou a Climatempo. Se confirmada, a condição climática marcará uma virada para o mês, após dias de calor intenso.

"Esta frente fria é especial porque vem associada a uma massa de ar frio, de origem polar, com força acima do normal para esta época do ano", disse a empresa de meteorologia em boletim.

A expectativa é que o ar frio entre pelo Sul do Brasil e, na sequência, comece a ter influência sobre o Estado de São Paulo, até algumas áreas do Rio de Janeiro.

"O leste dos Estados do Sul do Brasil vai sentir fortes rajadas de vento frio durante a segunda-feira, 19", estimou.

Além disso, ventos de uma área de baixa pressão atmosférica que se formará perto do litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro devem ajudar a impulsionar o frio para o sul de Minas Gerais.

Ao longo da semana, entre os dias 20 e 21 de janeiro, a Climatempo prevê que as regiões serranas do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e o sul do Paraná poderão registrar temperaturas em torno e até ligeiramente abaixo dos 10°C nas madrugadas.

Alerta

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que, no Paraná e áreas vizinhas, interior paulista e no sul do Mato Grosso do Sul, há previsão de novas tempestades severas, com possibilidade de ocorrência de tornados.

"O avanço do sistema também deve provocar ventos fortes ao longo do litoral de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, além de intensificar o canal de umidade sobre o Sudeste, o que pode configurar o segundo episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) de 2026", informou o Inmet em boletim.

O ZCAS é um importante sistema meteorológico que forma uma longa faixa de nuvens e umidade, capaz de causar chuvas persistentes e volumosas por vários dias.

Trata-se de uma condição crucial para o abastecimento hídrico e agricultura, mas, em geral, também gera riscos de alagamentos e deslizamentos, principalmente entre novembro e fevereiro.

 

Por Nayara Figueiredo  — São Paulo


Com interior sob alerta, chuva começa a se espalhar por MS 27/04/2026 Com interior sob alerta, chuva começa a se espalhar por MS
Alerta de tempestade prevê granizo e ventos de até 60 km/h no sul de MS 14/04/2026 Alerta de tempestade prevê granizo e ventos de até 60 km/h no sul de MS
Frente fria derruba temperaturas a 12°C na próxima semana em MS 02/04/2026 Frente fria derruba temperaturas a 12°C na próxima semana em MS
Outono começa com calor no Sul e em Mato Grosso do Sul 19/03/2026 Outono começa com calor no Sul e em Mato Grosso do Sul