Terça-Feira, 27 de Janeiro de 2026

DATA: 19/01/2026 | FONTE: Globo Rural Semana deve começar com frente fria nas regiões Sul e Sudeste Se confirmada, a condição climática marcará uma virada para o mês, após dias de calor intenso

Previsões meteorológicas indicam que a semana deve começar com a chegada de uma frente fria nas regiões Sul e Sudeste, e chance de fortes rajadas de vento na segunda-feira (19.jan), informou a Climatempo. Se confirmada, a condição climática marcará uma virada para o mês, após dias de calor intenso.

"Esta frente fria é especial porque vem associada a uma massa de ar frio, de origem polar, com força acima do normal para esta época do ano", disse a empresa de meteorologia em boletim.

A expectativa é que o ar frio entre pelo Sul do Brasil e, na sequência, comece a ter influência sobre o Estado de São Paulo, até algumas áreas do Rio de Janeiro.

"O leste dos Estados do Sul do Brasil vai sentir fortes rajadas de vento frio durante a segunda-feira, 19", estimou.

Além disso, ventos de uma área de baixa pressão atmosférica que se formará perto do litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro devem ajudar a impulsionar o frio para o sul de Minas Gerais.

Ao longo da semana, entre os dias 20 e 21 de janeiro, a Climatempo prevê que as regiões serranas do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e o sul do Paraná poderão registrar temperaturas em torno e até ligeiramente abaixo dos 10°C nas madrugadas.

Alerta

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que, no Paraná e áreas vizinhas, interior paulista e no sul do Mato Grosso do Sul, há previsão de novas tempestades severas, com possibilidade de ocorrência de tornados.

"O avanço do sistema também deve provocar ventos fortes ao longo do litoral de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, além de intensificar o canal de umidade sobre o Sudeste, o que pode configurar o segundo episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) de 2026", informou o Inmet em boletim.

O ZCAS é um importante sistema meteorológico que forma uma longa faixa de nuvens e umidade, capaz de causar chuvas persistentes e volumosas por vários dias.

Trata-se de uma condição crucial para o abastecimento hídrico e agricultura, mas, em geral, também gera riscos de alagamentos e deslizamentos, principalmente entre novembro e fevereiro.

 

Por Nayara Figueiredo  — São Paulo


Incluindo Naviraí, Inmet faz alerta de tempestade para 73 cidades de MS nesta terça-feira 12/01/2026 Incluindo Naviraí, Inmet faz alerta de tempestade para 73 cidades de MS nesta terça-feira
Ciclone extratropical traz frente fria e tempestades para MS 09/01/2026 Ciclone extratropical traz frente fria e tempestades para MS
Verão começa com calor e alerta para chuvas intensas e ventos fortes 21/12/2025 Verão começa com calor e alerta para chuvas intensas e ventos fortes
Tempestades severas ameaçam MS, PR e SC com granizo e rajadas de vento 12/12/2025 Tempestades severas ameaçam MS, PR e SC com granizo e rajadas de vento