
Na segunda-feira, dia 19 de janeiro de 2026, a 2ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (2º BPMA) realizou uma importante intervenção contra a destruição de vegetação protegida. Durante patrulhamento ambiental no interior da Reserva Legal do Assentamento Santa Rosa no municipio de Itaquiraí, a guarnição flagrou indivíduos realizando o corte irregular e a serragem de toras de madeira da espécie Peroba.
Os infratores utilizavam motosserras para danificar a vegetação do Bioma Mata Atlântica, infringindo as normas de proteção ambiental vigentes. Ao perceberem a aproximação dos policiais, os suspeitos fugiram a pé para o interior da vegetação densa, o que impediu a captura imediata.
Apreensões e Procedimentos
No local do crime, a equipe policial localizou e apreendeu os seguintes itens abandonados pelos infratores: veículo, uma motocicleta Honda Biz, que foi encaminhada ao quartel da PMA de Naviraí para providências administrativas e judiciárias, e o material lenhoso, uma grande quantidade de madeira já serrada.
Ações de Cerco
Após a constatação do flagrante, a Polícia Militar Ambiental realizou bloqueios estratégicos em estradas vicinais de toda a região com o objetivo de localizar os autores. Apesar das diligências, nenhum suspeito foi identificado até o momento.
A ação reforça o compromisso do 2º BPMA no combate ao desmatamento ilegal em áreas de conservação, garantindo o rigor da lei contra crimes que degradam o Bioma Mata Atlântica.
Por Assessoria 2º BPMA - PMMS
17/03/2026
Na BR-487 em Itaquiraí, homem é preso com Fiat Toro carregado com quase meia tonelada de drogas
17/03/2026
Após abordagem de Ford Ka, Força Tática de Naviraí prende dois foragidos da justiça
17/03/2026
Interno do semiaberto de Dourados é executado a tiros ao chegar para pernoite
17/03/2026
Em Ponta Porã jovem furta ambulância, se cansa e abandona veículo em terreno baldio