Quinta-Feira, 12 de Fevereiro de 2026

DATA: 12/02/2026 | FONTE: Agência Brasil Associações de juízes defendem no STF manutenção de penduricalhos Entidades pediram à Corte que suspensão seja revertida

O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu nesta quarta-feira (11.fev), pedido de associações que representam juízes, promotores, defensores públicos e membros de tribunais de contas para manter o pagamento dos penduricalhos que foram suspensos por determinação do ministro Flávio Dino.

Ministro Flavio Dino - Rosinei Coutinho/STF

O pedido foi feito por 11 associações, que também pediram para participar do processo. Estão entre as entidades a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).

Na semana passada, Dino concedeu liminar para determinar que as verbas indenizatórias que não têm base legal devem ser suspensas no prazo de 60 dias nos Três Poderes. Penduricalhos são benefícios financeiros concedidos a servidores públicos e que não cumprem o teto remuneratório constitucional, que é de R$ 46,3 mil.  

No entendimento das entidades, todas os pagamentos que são realizados pelo Judiciário e Ministério Público estão previstos em lei ou em regras do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

“Está a se impor, no ponto, o acolhimento dos presentes embargos de declaração para, verificando que não tem havido pagamento a magistratura sem autorização prévia do CNJ, deixe de ser exigido dos tribunais a revisão dos atos normativos que concretizam os pagamentos previstos em lei”, afirmam as associações.

Mais cedo, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) também defendeu no STF a manutenção dos penduricalhos.

O plenário do Supremo marcou para o dia 25 de fevereiro o julgamento definitivo da decisão do ministro Flávio Dino que suspendeu o pagamento dos penduricalhos. 

 

Por André Richter - Repórter da Agência Brasil

PF pede a Fachin suspeição de Toffoli no inquérito do Banco Master 12/02/2026 PF pede a Fachin suspeição de Toffoli no inquérito do Banco Master
STM dá dez dias para Bolsonaro entregar defesa contra perda de patente 11/02/2026 STM dá dez dias para Bolsonaro entregar defesa contra perda de patente
Justiça aumenta pena de filho de babá que abusou sexualmente de crianças em Naviraí 10/02/2026 Justiça aumenta pena de filho de babá que abusou sexualmente de crianças em Naviraí
Cármen Lúcia vota contra gratificação de desempenho a aposentados do INSS 10/02/2026 Cármen Lúcia vota contra gratificação de desempenho a aposentados do INSS