Terça-Feira, 27 de Janeiro de 2026

DATA: 02/02/2017 | FONTE: Douradosnews Festival Internacional do Chamamé começa amanhã em Rio Brilhante

O Centro Cultural do Chamamé de Rio Brilhante realiza amanhã, sábado e domingo, dias 3, 4 e 5 de fevereiro o 6º Festival Internacional do Chamamé.

O Festival em sua sexta edição levará a Rio Brilhante grandes nomes desse estilo musical tão presente na cultura do nosso Estado. Logo na abertura haverá uma homenagem ao músico Maciel Correa e durante os três dias de festival se apresentarão músicos consagrados como Dino Rocha, Dom Ramon, Marlon Maciel e Helinho do Bandaneon. O evento contará ainda com a participação do grupo Milagrito Blanco e Gisela e Ramon Asencio, da Argentina e da artista Miryan Beatriz, do Paraguai.

O chamamé, apesar de algumas controvérsias, é oriundo da província de Corrientes na Argentina, em sua origem se amalgamam influências culturais dos indígenas Guaranis, dos criollos argentinos e dos imigrantes europeus. O estilo se difundiu pelo Brasil, principalmente em Mato Grosso do Sul e no Paraguai.

No Estado um dos primeiros artistas a popularizar o ritmo foi Zé Corrêa, ainda na década de 1950. Dom Ramon, que além de músico é o presidente do Centro Cultural, destaca a importância do Festival para manter as tradições e desenvolver o ritmo. "Além de ser importante para a cidade, o Festival ajuda a mostrar à população essa cultura tão rica e que precisa ser preservada".

Resultado de imagem para chamame rio brilhante


Show de Guns N’ Roses é confirmado em Campo Grande 20/12/2025 Show de Guns N’ Roses é confirmado em Campo Grande
Chitãozinho & Xororó ganham prêmio Grammy Latino 2025 de Melhor Álbum de Música Sertaneja 14/11/2025 Chitãozinho & Xororó ganham prêmio Grammy Latino 2025 de Melhor Álbum de Música Sertaneja
Ex-integrantes do Tradição fazem história e abrem show nacional de Michel Teló 03/10/2025 Ex-integrantes do Tradição fazem história e abrem show nacional de Michel Teló
Vídeo: Rachel Sheherazade é dispensada do SBT por e-mail 29/09/2020 Vídeo: Rachel Sheherazade é dispensada do SBT por e-mail