
O ex-governador e presidente do PL (Partido Liberal) em Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, entregou, nesta terça-feira (24.mar), em Brasília (DF), plano com diagnóstico do agronegócio do Estado ao senador e pré-candidato à Presidência, Flávio Bolsonaro (PL). O material foi elaborado a pedido do parlamentar para subsidiar um programa de governo e reúne dados sobre dificuldades do setor, segundo Azambuja, que falou por telefone ao Campo Grande News.
O governador Eduardo Riedel (PP) participou da entrega. Azambuja afirmou que o documento apresenta um diagnóstico do agronegócio estadual e das dificuldades enfrentadas no país. Segundo ele, o cenário não difere entre as regiões.
O ex-governador detalhou o conteúdo e incluiu críticas à política de crédito do governo federal. Ele afirmou que o plano aborda o desenvolvimento do agronegócio, das cadeias produtivas e da sustentabilidade ambiental, além do acesso ao crédito rural e das taxas de juros.
Em seguida, criticou a política econômica do governo federal. “Essa agiotagem do Lula (PT) está quebrando metade dos produtores do Brasil”, declarou.
Segundo Azambuja, o custo financeiro limita a produção e reduz a capacidade de investimento no campo. Ele afirmou que os juros elevados atingem produtores em diferentes regiões do país.
A reunião contou com a presença de Rogério Marinho (PL) e Valdemar Costa Neto. O grupo discutiu a possibilidade de visita de lideranças a Mato Grosso do Sul ainda em abril. Azambuja afirmou que os participantes vão analisar as agendas antes de confirmar a viagem.
Antes do encontro, o ex-governador cumpriu agendas políticas na capital federal. Ele se reuniu com Marcos Pereira (Republicanos-SP) e avaliou o encontro como positivo. Segundo Azambuja, o deputado federal Beto Pereira (PSDB-MS) deve decidir até quinta-feira (26) se troca de partido, com possibilidade de filiação ao Republicanos.
Azambuja também participou de ato de filiação com Antônio Rueda (União Brasil), durante filiação ligada à federação entre Progressistas (PP) e União Brasil. Ele afirmou que a articulação fortalece o grupo político no Estado.
Após cumprir agenda na capital federal, Azambuja retornou a Campo Grande e segue compromissos no interior do Estado.
21/05/2026
Tereza Cristina cresce na crise da direita e vira alternativa de poder do agro
08/05/2026
Dosimetria: Alcolumbre promulga lei que beneficia condenados pelo 8 de janeiro
19/04/2026
“Demarcação é a chave para reduzir conflitos indígenas”, diz Eloy Terena
10/04/2026
Mara Caseiro prestigia visita de Flávio Bolsonaro e reforça defesa do agro e dos valores da direita em MS