Sábado, 01 de Agosto de 2026

DATA: 07/04/2026 | FONTE: Agência Brasil Violência: pedido de audiência de retratação deve partir só da mulher Casos de desistência ocorrerão somente diante do juiz

A partir desta terça-feira (07.abr), audiências de retratação, em casos de violência contra a mulher, só ocorrerão a pedido da vítima, mediante manifestação expressa. 

Além disso, manifestações de desistência da queixa por parte da mulher só devem ocorrer diante do juiz, de forma escrita ou oral, antes de o magistrado receber a denúncia.

Lei 15.380/2026 está publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União e altera a Lei Marinha da Penha para tratar desses dois pontos.

Tramitação

Projeto de Lei 3.112/2023, de autoria da deputada federal Laura Carneiro (PSD-RJ), originou as alterações. Depois de passar pela Câmara, o texto foi aprovado pelo Senado no dia 10 de março, em meio às discussões do Mês da Mulher promovidas no Legislativo.

Sancionada lei que proíbe produção e comercialização de foie gras 24/07/2026 Sancionada lei que proíbe produção e comercialização de foie gras
Endrick é nomeado embaixador do Unicef no Brasil 23/07/2026 Endrick é nomeado embaixador do Unicef no Brasil
Dia do orgulho autista: saiba os direitos dos alunos na escola 18/06/2026 Dia do orgulho autista: saiba os direitos dos alunos na escola
Junho Violeta alerta população sobre violência contra a pessoa idosa 16/06/2026 Junho Violeta alerta população sobre violência contra a pessoa idosa