Quarta-Feira, 05 de Agosto de 2026

DATA: 07/05/2026 | FONTE: G1 MS Ciclone bomba impulsiona frente fria e muda o tempo em MS com chuva e queda de temperatura Fenômeno intensifica sistema que chega entre 8 e 11 de maio; estado terá temporais, frio no fim de semana e risco de geada.

A chegada de um ciclone associado a uma frente fria deve mudar o tempo em Mato Grosso do Sul a partir desta sexta-feira (08.mai). O sistema avança pelo país até o dia 11 de maio e provoca chuva, queda de temperatura e a primeira onda de frio do ano no estado.

Frio chega em todo Mato Grosso do Sul — Foto: GOV-MS

De acordo com a Climatempo, a frente fria é do tipo continental, o que significa que os efeitos não ficam restritos ao litoral e avançam pelo interior do Brasil. Por isso, Mato Grosso do Sul deve sentir a mudança no tempo com mais intensidade, especialmente com a chegada do ar polar no fim de semana.

Entre os dias 9 e 10 de maio, o ar frio ganha força e derruba as temperaturas. O frio deve continuar pelo menos até a manhã do dia 12, mantendo madrugadas mais geladas em todo o centro-sul do país. Há, inclusive, possibilidade de geada em algumas áreas na próxima semana.

Além disso, o sistema também deve provocar chuva em várias regiões do estado. A mudança marca o fim do período de calor mais intenso e seco dos últimos dias.

Segundo a meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo, o frio mais intenso não deve durar muito tempo em maio.

“Pode haver uma queda mais significativa das temperaturas no segundo fim de semana do mês, com marcas próximas de 10°C no sul do estado”, explica.

Depois disso, a tendência é de elevação rápida das temperaturas. Ainda assim, uma nova massa de ar polar pode avançar no fim do mês e provocar outra queda, desta vez mais acentuada.

O que é ciclone bomba?

O ciclone bomba é um tipo de ciclone extratropical que se intensifica muito rápido. Isso acontece quando a pressão atmosférica no centro do sistema cai de forma acentuada em pouco tempo geralmente.

Na prática, essa intensificação rápida deixa o sistema mais forte. Com isso, ele pode provocar ventos intensos, chuva volumosa e queda brusca de temperatura.

Esse tipo de ciclone se forma, em geral, no Sul do Brasil ou próximo à costa da Argentina e do Uruguai. Mesmo quando não atinge diretamente Mato Grosso do Sul, ele influencia o estado ao empurrar frentes frias e massas de ar polar para o interior do país, como ocorre neste episódio.

Ou seja, é essa “força extra” do ciclone bomba que ajuda a levar o frio e a instabilidade até MS, derrubando as temperaturas e mudando o tempo de forma mais rápida e intensa.

 

Por Thais Libni, g1 MS — Mato Grosso do Sul

Frio de até 9°C chega na próxima semana após dias de chuva e vendaval em MS 05/08/2026 Frio de até 9°C chega na próxima semana após dias de chuva e vendaval em MS
Semana começa quente e termina com chuva e queda de temperatura em MS 03/08/2026 Semana começa quente e termina com chuva e queda de temperatura em MS
Super El Niño pode elevar temperatura a 40°C em MS nas próximas semanas 22/07/2026 Super El Niño pode elevar temperatura a 40°C em MS nas próximas semanas
LISTA: 37 cidades de MS estão na rota de temporais com granizo e ventos de 60 km/h 21/07/2026 LISTA: 37 cidades de MS estão na rota de temporais com granizo e ventos de 60 km/h