Domingo, 26 de Julho de 2026

DATA: 22/05/2026 | FONTE: Agência Brasil SUS adota novo exame para rastrear câncer colorretal na população Público-alvo abrange pessoas assintomáticas entre 50 e 75 anos

O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (21.mai), a incorporação de um novo protocolo nacional para rastreamento do câncer colorretal no Sistema Único de Saúde (SUS). O Teste Imunoquímico Fecal (FIT, na sigla em inglês) passa a ser o exame de referência para homens e mulheres assintomáticos entre 50 e 75 anos de idade. Segundo a pasta, o teste apresenta sensibilidade entre 85% e 92% para identificar possíveis alterações.

A estratégia pode ampliar o acesso de mais de 40 milhões de brasileiros à prevenção e à detecção precoce da doença, segundo o ministério. 

Esse tipo de câncer é o segundo mais frequente no Brasil, excluindo os tumores de pele não melanoma. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) para cada ano do triênio 2026-2028 é de 53,8 mil novos casos.

Um estudo recente estimou um aumento de quase três vezes nas mortes por esse tipo de câncer até 2030. Uma das razões que explicam a grande mortalidade da doença é o fato de a maioria dos pacientes só descobrir o câncer em estágios avançados, justamente o que o rastreamento organizado quer impedir.

O FIT é um exame de fezes que detecta pequenas quantidades de sangue oculto, invisíveis a olho nu, que podem ser sinal de pólipos, lesões pré-cancerígenas ou câncer no intestino. Diferentemente dos exames antigos de sangue oculto nas fezes, o FIT utiliza anticorpos específicos para identificar sangue humano, o que aumenta a precisão do teste.

O paciente recebe um kit para coleta em casa. Depois, o material é enviado para análise laboratorial. Caso o resultado detecte sangue oculto, o paciente será encaminhado para exames complementares. A colonoscopia é considerada o padrão-ouro para avaliação do intestino porque permite visualizar diretamente o cólon e o reto, além de retirar pólipos durante o procedimento, evitando que algumas lesões evoluam para câncer.

O exame FIT não exige preparo intestinal, não precisa de dieta restritiva antes da coleta, pode ser feito com apenas uma amostra, é menos invasivo e tem maior adesão da população.

A diretriz com as orientações para essa nova testagem foi elaborada por especialistas e recebeu parecer favorável da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), em março deste ano.

 

Por Pedro Rafael Vilela - Repórter da Agência Brasil

Medicamento Retatrutida ainda não está aprovado para uso em lugar algum do mundo 25/07/2026 Medicamento Retatrutida ainda não está aprovado para uso em lugar algum do mundo
Naviraí abre credenciamento para médicos atuarem no Hospital Municipal 23/07/2026 Naviraí abre credenciamento para médicos atuarem no Hospital Municipal
Prefeitura de Naviraí entrega 30 bicicletas elétricas para agentes de endemias 21/07/2026 Prefeitura de Naviraí entrega 30 bicicletas elétricas para agentes de endemias
Sinais do câncer colorretal devem ser checados com rapidez; saiba mais 20/07/2026 Sinais do câncer colorretal devem ser checados com rapidez; saiba mais