Sexta-Feira, 12 de Junho de 2026

DATA: 11/06/2026 | FONTE: Agência Brasil Brasil assina acordo com Argentina, Paraguai e Uruguai que prevê perseguição policial além de fronteiras

O governo brasileiro assinou decreto, nesta quarta-feira (10.jun), a fim de ampliar a cooperação policial para as áreas de fronteira e transfronteiriças com a Argentina, Paraguai e Uruguai, incluindo perseguições de fugitivos e investigações conjuntas.

O decreto é resultado de acordo firmado em Bento Gonçalves (RS), em dezembro de 2019. O documento estipula que os países podem atuar, em conjunto, para prevenir e investigar crimes de acordo com as respectivas legislações.

Cerco a fugitivos

No caso de perseguições, o decreto autoriza que policiais de um determinado país busquem fugitivos que ultrapassarem as fronteiras nesses países.

“[Os policiais] poderão adentrar o território da outra Parte, em comunicação e coordenação com a autoridade policial da outra, para realizar a apreensão preventiva das pessoas perseguidas”, diz o documento.

Ficou definido que essas perseguições devem ser combinadas bilateral ou trilateralmente. Estão previstos, para essa finalidade, intercâmbio de metodologias e tecnologias, capacitação com cursos e treinamentos e troca de informações para prevenir ilícitos.

Quando houver prisões desses fugitivos, as autoridades policiais entregarão essas pessoas às autoridades do país onde os fugitivos foram encontrados. “Os agentes e veículos do Estado perseguidor deverão estar devidamente identificados.”

Além disso, os países decidiram aperfeiçoar os sistemas de comunicações e trocar de  conhecimentos de interesse para a investigação de crimes com utilização de centros de operações.

 

Por Luiz Claudio Ferreira - Repórter da Agência Brasil

Adolescente bate na tia ao ser impedida de sair com amigos 12/06/2026 Adolescente bate na tia ao ser impedida de sair com amigos
DOF apreende mais de 200 quilos de drogas em Caarapó 12/06/2026 DOF apreende mais de 200 quilos de drogas em Caarapó
12/06/2026 "Criminoso vai levar a pior", diz delegado após mortes de 60 em confronto
Pitbulls escapam por portão aberto e atacam criança de 3 anos 12/06/2026 Pitbulls escapam por portão aberto e atacam criança de 3 anos