Segunda-Feira, 02 de Novembro de 2026

DATA: 19/06/2026 | FONTE: obemdito PRF apreende 26 fuzis, 16 pistolas e mais de 5 mil munições no Paraná Operação integra o Programa Brasil Contra o Crime Organizado. Até então, a maior apreensão de fuzis da PRF havia sido no Rio de Janeiro, em agosto de 2020

Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam 26 fuzis, 16 pistolas e mais de 5 mil munições na tarde de quarta-feira (17.jun), em Santa Terezinha de Itaipu, na região oeste do Paraná.

A ação ocorreu por volta do meio-dia, quando os policiais rodoviários federais abordaram, na BR-277, um motorista de 28 anos que conduzia um caminhão com uma carga de insumos para ração animal. O veículo procedia da Argentina com destino a Minas Gerais.

Durante a fiscalização, os agentes localizaram uma grande quantidade de armas, peças de armas desmontadas e 5.048 munições de diferentes calibres. Todo material estava escondido dentro da cabine do veículo, em um compartimento feito para o transporte de cargas ilícitas.

PRF faz maior apreensão de fuzis da história da corporação, no Paraná. — Foto: João Marochi/RPC

Apreensão recorde

Esta é a maior apreensão de fuzis já realizada pela PRF em toda a sua história. “Até então, a maior apreensão de fuzis registrada pela PRF em uma única abordagem havia ocorrido no Rio de Janeiro, em agosto de 2020, quando 22 fuzis foram apreendidos”, informou a corporação.

Dos 26 fuzis encontrados, 22 são de calibre 5,56 mm, fabricados nos Estados Unidos. Os outros quatro, de calibre 7,62 mm. A maioria das 16 pistolas são de calibre 9 mm e fabricadas em quatro países: Argentina (5), Áustria (4), Turquia (1) e Brasil (6).

Foram apreendidos ainda 127 carregadores e 5.048 munições de diferentes calibres —4.150 munições 9 mm; 749 munições 7,62 x 51 mm; e 149 munições 7,62 x 39 mm.

“Dentre as armas, destacam-se duas AK-47, armamento de infantaria padrão, muito usado por grupos guerrilheiros, forças paramilitares e organizações criminosas”, informou a PRF.

 

O motorista foi detido e levado à Polícia Federal em Foz do Iguaçu para o registro da ocorrência de tráfico internacional de arma de fogo, com pena prevista até 16 anos de reclusão.

Foragida de operação contra facção é presa com outras duas mulheres em Costa Rica 30/10/2026 Foragida de operação contra facção é presa com outras duas mulheres em Costa Rica
Polícia Civil prende em Naviraí homem de 68 anos pelo crime de estupro de vulnerável ocorrido no Paraná 30/10/2026 Polícia Civil prende em Naviraí homem de 68 anos pelo crime de estupro de vulnerável ocorrido no Paraná
Rezadeira de 90 anos tem casa incendiada pela segunda vez em Tacuru 30/10/2026 Rezadeira de 90 anos tem casa incendiada pela segunda vez em Tacuru
Polícia Civil divulga nomes de 4 foragidos de operação que mira guerra de facções 30/10/2026 Polícia Civil divulga nomes de 4 foragidos de operação que mira guerra de facções