
Pedro Lopes Menezes, de 63 anos, foi preso em flagrante na tarde do último domingo (28.jun) pelo assassinato de Maria do Carmo de Souza, de 66 anos, em uma propriedade rural de Naviraí, já possui um histórico criminal extenso, acumulando 18 passagens pela polícia por delitos que incluem tráfico, porte de arma, porte de drogas, lesão corporal, estupro e tentativa de feminicídio.
Entre os antecedentes de Pedro, destaca-se uma acusação de estupro registrada em 2017, após ele invadir a residência de uma mulher. Mais recentemente, em fevereiro de 2023, o autor foi acusado de tentativa de feminicídio após esfaquear a própria ex-companheira no braço e na cabeça. Naquela ocasião, ele fugiu da cena do crime sendo a vítima socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada para o hospital municipal de Naviraí.
No atual caso envolvendo a morte de Maria do Carmo, de quem Pedro era vizinho no Setor de Chácaras Alto da Mata, o autor tentou inicialmente ocultar sua responsabilidade. Na manhã de domingo, ele acionou os familiares da vítima e se apresentou às autoridades na condição de testemunha. Pedro enviou uma mensagem a um dos filhos da idosa, informando que havia encontrado a mulher caída no lote onde ela vivia sozinha.
Ao chegar ao local, o filho constatou o fato e recorreu a um irmão para acionar a Polícia Militar, devido à falta de sinal de telefonia na área. Os policiais encontraram a vítima já sem sinais vitais, com ferimentos compatíveis com golpes de facão. A área foi isolada para os trabalhos periciais e um facão, supostamente utilizado no homicídio, foi localizado e apreendido para análise.
Durante os procedimentos iniciais na delegacia, Pedro tentou desviar o foco das investigações apresentando uma versão falsa dos fatos. Ele relatou que, por volta das 23h30 de sábado, teria ouvido uma motocicleta chegar à residência da vizinha. Segundo ele, um homem teria discutido com a idosa e chutado o portão lateral. Para dar credibilidade à mentira, o autor chegou a descrever as características físicas de um suposto frequentador do local, sugerindo que este indivíduo mantinha um relacionamento com a vítima e seria o culpado.
Entretanto, o andamento das investigações ao longo do dia a partir de diligências, levantamento de informações na cena do crime e cruzamento de depoimentos de outras testemunhas, a Polícia Civil identificou Pedro como o verdadeiro autor do assassinato.
De acordo com a delegada responsável pelo caso, Sayara Quinteiro, a versão apresentada por Pedro foi desmentida pelas imagens do sistema de videomonitoramento da residência. As gravações mostram o homem entrando no imóvel com um facão e deixando o local algum tempo depois com a arma coberta de sangue.
Diante das evidências, ele recebeu voz de prisão em flagrante por feminicídio, sendo encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Naviraí, permanecendo à disposição da Justiça.
01/07/2026
Polícia Civil tira o Dracco de investigação de acidentes aéreos
01/07/2026
Megaoperação do Gaeco contra o PCC apreende celulares e maconha na Máxima
01/07/2026
Suspeito de envolvimento no assassinato de soldado da PM morre em confronto
01/07/2026
PM de Itaquiraí apreende adolescente e recupera Toyota Hilux furtada no Paraná