Terça-Feira, 25 de Agosto de 2026

DATA: 25/08/2026 | FONTE: TanaMídia Naviraí Forças de segurança deflagram Operação Integrar - Cone-Sul com foco em Naviraí e mais 5 cidades

Na manhã desta terça-feira (25.ago), instituições vinculadas ao Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras e Divisas deflagraram a Operação Integrar – Cone-Sul. A ofensiva ocorre na região fronteiriça de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, englobando os municípios de Naviraí, Itaquiraí, Eldorado, Mundo Novo, Iguatemi e Japorã. O objetivo principal da ação conjunta é a prevenção e a repressão de crimes transnacionais, infrações locais e atividades de organizações criminosas que afetam a ordem pública.

Para o cumprimento dessas metas, o efetivo mobilizado tem intensificado o patrulhamento e as atividades de campo. As táticas operacionais incluem abordagens em vias terrestres com apoio de aeronaves, instalação de bloqueios em perímetros urbanos e rurais e ações de polícia judiciária. As equipes também atuam no cumprimento de mandados de prisão, na realização de vistorias de segurança e na execução de fiscalizações nas áreas de trânsito, meio ambiente e defesa sanitária animal e vegetal.

Os primeiros desdobramentos da operação já registraram resultados práticos nas cidades alvos. Em Naviraí, durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão, três pessoas foram presas em flagrante, suspeitas de envolvimento com o tráfico de entorpecentes. No município de Eldorado, a execução de sete mandados judiciais resultou na apreensão de mais de duzentos papelotes de cocaína, além de porções de crack, maconha e duas armas de fogo. Durante as buscas, uma pistola foi localizada escondida no interior de um urso de pelúcia. Na ocasião, cinco indivíduos foram detidos em flagrante por suspeita de tráfico de drogas e por infrações previstas no Estatuto do Desarmamento.

A operação caracteriza-se pelo esforço integrado entre diferentes esferas de governo. A representação federal conta com efetivos da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal e Agência Brasileira de Inteligência. Pelo estado de Mato Grosso do Sul, a força-tarefa é composta pelo Ministério Público Estadual, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar, além do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo, Coordenadoria Geral de Perícias, Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário, Departamento Estadual de Trânsito e Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal.

 

A coordenação estratégica de todas as atividades é de responsabilidade do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras e Divisas (GGI-FRON-DIV). O órgão atua de acordo com as diretrizes do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), estabelecido pelo decreto federal 8.903, de novembro de 2016. A premissa do programa é assegurar a articulação padronizada das forças de segurança, órgãos de inteligência e controle aduaneiro com as operações executadas por estados e municípios situados na faixa de fronteira do território nacional.

Operação conjunta desarticula rede de tráfico entre MS, SP e PR 25/08/2026 Operação conjunta desarticula rede de tráfico entre MS, SP e PR
Arma é encontrada escondida em pelúcia durante operação contra tráfico em Eldorado 25/08/2026 Arma é encontrada escondida em pelúcia durante operação contra tráfico em Eldorado
Procurado por furto e ameaça é capturado pela Força Tática no centro de Naviraí 25/08/2026 Procurado por furto e ameaça é capturado pela Força Tática no centro de Naviraí
Dono de academia armou tocaia para ex-cúmplice, mas pistoleiros erraram alvo 25/08/2026 Dono de academia armou tocaia para ex-cúmplice, mas pistoleiros erraram alvo