Sábado, 17 de Outubro de 2026

DATA: 30/09/2026 | FONTE: Agência Brasil Anvisa aprova medicamento para tratar esquistossomose em crianças Doença atinge África, Ásia, Caribe e América do Sul

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta-feira (30.set) o registro do medicamento Farmanguinhos Arpraziquantel, indicado para o tratamento da esquistossomose causada pelo parasita Schistosoma mansoni ou Schistosoma haematobium em crianças de 3 meses a 6 anos. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União.

Em nota, a Anvisa destacou que a doença é considerada problema de saúde pública em regiões tropicais e subtropicais da África, da Ásia, do Caribe e da América do Sul.

“É uma doença tropical negligenciada, um grupo diversificado de condições que afeta predominantemente populações de baixa renda em todo o mundo e pode evoluir de formas assintomáticas a quadros clínicos extremamente graves.”

De acordo com a agência, quando ingerido, o arpraziquantel é absorvido pelos vermes nos vasos sanguíneos do paciente e causa espasmos musculares e paralisia nos parasitas, o que interrompe sua fixação aos vasos sanguíneos.

“O medicamento também danifica o tegumento, uma barreira que protege o parasita do sistema imunológico. Com isso, o corpo consegue destruir os vermes.”

 

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil

A cada 72 segundos, uma pessoa morre por doença cardiovascular no Brasil 16/10/2026 A cada 72 segundos, uma pessoa morre por doença cardiovascular no Brasil
Congresso aprova exame obrigatório para exercício da medicina 16/10/2026 Congresso aprova exame obrigatório para exercício da medicina
Prefeitura de Naviraí inaugura ESF Grande Paraíso no dia 26 de outubro 15/10/2026 Prefeitura de Naviraí inaugura ESF Grande Paraíso no dia 26 de outubro
Sarampo: Brasil intensifica ações face a avanço nos EUA e nas Américas 07/10/2026 Sarampo: Brasil intensifica ações face a avanço nos EUA e nas Américas