Terça-Feira, 03 de Novembro de 2026

DATA: 03/02/2017 | FONTE: pf.gov.br PF combate extração ilegal de madeira no Pará

A Polícia Federal, em conjunto com o Ibama, deflagrou ontem (2/2) a segunda fase da Operação Transcametá, nos municípios de Baião/PA e Tucuruí/PA, com a finalidade de buscar documentos e arquivos magnéticos que demonstrem possíveis delitos ligados à extração ilegal de madeira, como também de apreender veículos e embarcações. Policiais federai cumprem seis mandados de busca e apreensão, sendo três em cada município.

A primeira fase da Operação Transcametá ocorreu no dia 22 de novembro de 2016, no município de Baião/PA, quando foram apreendidos dois caminhões com aproximadamente 60 metros cúbicos de madeira e 2000 metros cúbicos de madeira destruída nas serrarias que não tinham licença de operação.

De acordo com as investigações, as serrarias ilegais estariam retirando e/ou adquirindo madeiras oriundas das RESEX Ariocá-Pruanã e Ipaú-Anilzinho. A Polícia Federal, então, instaurou inquérito policial para apurar a possível ocorrência dos delitos de extração ilegal de madeira e receptação qualificada, dando ensejo à segunda fase da Operação, deflagrada ontem (2/2).

A empresas investigadas terão a suspensão total das atividades, inclusive com o seu bloqueio nos principais sistemas ambientais (DOF e SISFLORA). Além da proibição dos investigados de frequentar ou ter acesso às dependências das empresas e do sequestro dos ativos financeiros em nome dos investigados ou em nome das pessoas jurídicas por eles controladas de fato.

 

 

Comunicação Social da Polícia Federal no Pará

Telefone: (91)3214 8029

cs.srpa@dpf.gov.br

 

IMAGENS

 

Imagem relacionada

 

 

Foragida de operação contra facção é presa com outras duas mulheres em Costa Rica 30/10/2026 Foragida de operação contra facção é presa com outras duas mulheres em Costa Rica
Polícia Civil prende em Naviraí homem de 68 anos pelo crime de estupro de vulnerável ocorrido no Paraná 30/10/2026 Polícia Civil prende em Naviraí homem de 68 anos pelo crime de estupro de vulnerável ocorrido no Paraná
Rezadeira de 90 anos tem casa incendiada pela segunda vez em Tacuru 30/10/2026 Rezadeira de 90 anos tem casa incendiada pela segunda vez em Tacuru
Polícia Civil divulga nomes de 4 foragidos de operação que mira guerra de facções 30/10/2026 Polícia Civil divulga nomes de 4 foragidos de operação que mira guerra de facções