
A PF (Polícia Federal) cancelou ao meio-dia desta terça-feira (27.out), os passaportes comum e diplomático do senador Flávio Bolsonaro (PL) no sistema da corporação após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).
O cancelamento ocorre após o ex-candidato à Presidência não entregar os documentos, conforme havia determinado o STF. O prazo terminou às 11h.
A medida, na prática, causa uma restrição aos passaportes do senador nos portos e aeroportos ao redor do mundo nos sistemas de migração.
A PF vai enviar um ofício ao gabinete de Moraes informando do descumprimento da decisão judicial e os cancelamentos.
A PF passou a ter competência para cancelar passaportes diplomáticos no sistema internacional após fuga do ex-deputado Alexandre Ramagem, que saiu do Brasil para a Guiana no ano passado e desembarcou nos Estados Unidos com esse documento. Antes, a responsabilidade era do Itamaraty.
O STF determinou a entrega dos passaportes e seus cancelamentos após receio de fuga por parte de investigadores da PF que tocam o inquérito contra Flávio por lavagem de dinheiro e evasão de divisas. A medida também se baseou na fala do irmão Eduardo Bolsonaro, que disse em uma entrevista na internet que apoiava a saída do Brasil de Flávio caso ele perdesse as eleições presidenciais, como ocorreu no domingo (25).
Na segunda-feira (26), após intimação da PF pela manhã, disse, em vídeo nas redes sociais “eu nunca disse isso”.
27/10/2026
Divergências entre o governo federal e a bancada ruralista devem persistir, dizem analistas
26/10/2026
Campanha de defesa da propriedade privada vira lei em MS
23/10/2026
Prefeitura dispensa por uma semana equipe que presenciou morte de gari
23/10/2026
Prefeitura de Naviraí prepara o Cemitério Municipal para o Dia de Finados