
Um fabricante de pneus anunciou que vai começar fabricar pneus feitos com óleo de soja. A tecnologia foi desenvolvida a partir de uma parceria da Goodyear com a americana United Soybean (USB) - organização agrícola que supervisiona investimentos em um programa de pesquisa e promoção em nome de produtores de soja dos Estados Unidos - e, de acordo com a companhia, o material melhora o desempenho dos pneus em pavimentos secos e em condições de inverno, é neutro em carbono e totalmente renovável.
Ao usar o óleo de soja nos pneus, a empresa encontrou uma nova maneira de contribuir para que o composto de borracha fique mais flexível, mesmo em condições de mudança de temperatura, uma conquista de desempenho importante para preservar e melhorar a aderência dos veículos ao solo.
Testes mostram que a borracha feita com óleo de soja se mistura mais facilmente aos compostos reforçados com sílica, usados na composição de alguns pneus, o que melhora a eficiência na fabricação e reduz o consumo de energia.
O uso do óleo de soja para produzir pneus se soma às recentes inovações anunciadas pela empresa, como o como o uso de sílica derivada de cinzas de casca de arroz e a utilização de componentes como fibra de carbono e areia vulcânica.

Óleo de soja será a base da fabricação de pneus (Foto: Thinkstock)
29/01/2026
Conselho defende que gerador de energia solar pague mais caro nos horários de pico
27/01/2026
Rota aérea para MG amplia a integração de MS com grandes centros do país
27/01/2026
Governo prorroga até março prazo para pedido de ressarcimento do INSS
26/01/2026
Ministério da Agricultura estabelece parâmetros para cultivo de cana em MS