Terça-Feira, 27 de Janeiro de 2026

DATA: 02/01/2018 | FONTE: MidiaMax Chuvas intensas deixam 12 cidades de MS em situação de emergência Em Porto Murtinho 600 pessoas estão desabrigadas

Alagamentos, destruição de estradas, bueiros, pontes de madeiras, enchentes e aumento do nível de alguns rios levaram 12 municípios sul-mato-grossenses a decretarem situação de emergência, em virtude das chuvas que atingem o Estado desde o final do ano passado.

De acordo com o Cedec (Coordenação Estadual da Defesa Civil), quase 12 mil pessoas foram afetadas, de alguma maneira, pelas chuvas de alguma maneira. Em Porto Murtinho, o alagamento de um bairro obrigou pelo menos 600 moradores a deixarem suas casas no fim de 2017.

Decretaram situação de emergência, além de Porto Murtinho, os municípios de Coronel Sapucaia, Deodápolis, Batayporã, Novo Horizonte do Sul, Itaquiraí, Japorã, Eldorado, Rio Verde, Miranda, Bataguassu, Porto Murtinho e Sete Quedas.

O governo afirmou que todos estes municípios estão recebendo apoio operacional do Estado, e revelou que dedica atenção maior à região de Sete Quedas e Tacuru, que decretou situação de emergência no último dia 21 de dezembro.

21 de dezembro.

 

Em Miranda, o nível do Rio que leva o nome da cidade chegou a 7,4 metros na manhã desta terça-feira, após chover o acumulado de 79 milímetros em quatro dias. O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) emitiu alerta para o alto nível podendo causar alagamentos e desabrigar famílias. Cerca de 30 famílias já foram afetadas pela enchente.

Semana deve começar com frente fria nas regiões Sul e Sudeste 19/01/2026 Semana deve começar com frente fria nas regiões Sul e Sudeste
Incluindo Naviraí, Inmet faz alerta de tempestade para 73 cidades de MS nesta terça-feira 12/01/2026 Incluindo Naviraí, Inmet faz alerta de tempestade para 73 cidades de MS nesta terça-feira
Ciclone extratropical traz frente fria e tempestades para MS 09/01/2026 Ciclone extratropical traz frente fria e tempestades para MS
Verão começa com calor e alerta para chuvas intensas e ventos fortes 21/12/2025 Verão começa com calor e alerta para chuvas intensas e ventos fortes