Terça-Feira, 03 de Novembro de 2026

DATA: 04/01/2018 | FONTE: campograndenews Reinaldo veta aplicativo para mulheres vítimas de violência acionarem a PM Conforme o governo, a medida invade a competência exclusiva do Executivo e também na programação orçamentária

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), vetou o projeto de lei "Mulher Segura", que previa acionamento de vítimas de violência por meio de aplicativo no celular, a versão estadual de projeto que foi chamado de "botão do pânico" em Campo Grande. A proibição foi oficializada na edição desta quinta-feira (4) do Diário Oficial do Estado.

Governadoria no Parque dos Poderes, em Campo Grande. (Foto: Paulo Fracis).

Governadoria no Parque dos Poderes, em Campo Grande. (Foto: Paulo Fracis).

A justificativa, conforme o documento, ao impor ao Estado a execução de um programa, em um prazo estabelecido, a Assembleia Legislativa interfere em uma ação que deveria ser exclusiva do Poder Executivo.

"Acaba por intervir em ato típico da Administração, concernente à eleição de políticas públicas a serem desenvolvidas conjuntamente por órgãos estaduais". O governo esclarece, ainda, que o projeto de lei interfere na programação orçamentária do Estado. Quem apresentou a demanda na casa de leis foi a deputada Grazielle Machado (PR).

Conforme o texto da proposta, a medida seria uma ferramenta de denúncia e emergência útil tanto para Casa da Mulher Brasileira, como ao MP (Ministério Público) e demais autoridades do setor.

Mulheres vítimas de violência poderiam acionar a Polícia, em casos de emergência ou fazer denúncias de maus tratos, para que os órgãos responsáveis pudessem investigar os casos.

Refis do ICMS prevê desconto de até 90% em multas e juros em MS 29/10/2026 Refis do ICMS prevê desconto de até 90% em multas e juros em MS
Governo antecipa IPVA pelo 2º ano seguido; desconto vai até 28 de dezembro 28/10/2026 Governo antecipa IPVA pelo 2º ano seguido; desconto vai até 28 de dezembro
Servidores estaduais de MS terão 9 dias de recesso no fim do ano 28/10/2026 Servidores estaduais de MS terão 9 dias de recesso no fim do ano
Governo de MS altera calendário e servidores terão 4 dias de folga 06/10/2026 Governo de MS altera calendário e servidores terão 4 dias de folga