Terça-Feira, 27 de Janeiro de 2026

DATA: 21/06/2025 | FONTE: Redação Apartir de segunda-feira: Alerta de Desastres Naturais por SMS chega a cidades de GO, MG e MS A previsão das instituições é que o serviço de alertas esteja disponível em todo o país até o final de 2018

Projeto desenvolvido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em parceria com órgãos de Defesa Civil e operadoras de telefonia móvel, passa a enviar a partir da próxima segunda-feira, alertas de desastres naturais via SMS. Nesta etapa, moradores de Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais serão os novos beneficiados pelo sistema. 

 O usuário será informado sobre risco de inundações, alagamentos, temporais, perigo de deslizamentos de terra, entre outros, e recomendações da Defesa Civil. Os alertas são enviados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e pelas Defesas Civis dos estados. Também será realizada campanha informativa nos meios de comunicação. 

COMO RECEBER?

Basta que as pessoas realizem cadastro em seus celulares por meio de SMS enviado pelo próprio sistema aos habitantes das regiões de risco.

SMS enviado: "Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse".

Resultado de imagem para alertas de desastres naturais por SMS

Divulgação

O recebimento das mensagens é opcional.  Ao fim do registro, o usuário receberá uma mensagem que vai informar que o celular está apto a receber alertas e recomendações de Defesa Civil. Também será possível cancelar o serviço por mensagem de celular.

CUSTOS ZERO

Não tem custos ao Usuário, tanto de recebimento quanto de respostas. O Serviço de Alertas é todo custeado por empresas de Serviços de Telecomunicação.  A previsão das instituições é que o serviço de alertas esteja disponível em todo o país até o final de 2018.

Até março de 2018, todos os brasileiros vão receber mensagens de alerta sobre tempestades, vendavais e outros fenômenos meteorológicos. O serviço não tem nenhum custo para o cidadão e nem para o governo. Cerca de 20 países contam com serviços semelhantes, como Canadá, Chile, Bélgica, Filipinas e Japão.

No total 1.942.528 assinantes já utilizam o serviço, já foram enviados 1.775 alertas e  enviadas 24.851.355 mensagens de texto nos estados participantes (Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo e  Rio Grande do Sul).

Pix terá 30/09/2025 Pix terá "botão de contestação" a partir de quarta (1º); veja como vai funcionar
Operadoras começam testes da tecnologia 5G 21/06/2025 Operadoras começam testes da tecnologia 5G
Com MS Digital, feriado deixa de ser problema para quem precisa dos serviços do Estado no feriado prolongado 21/06/2025 Com MS Digital, feriado deixa de ser problema para quem precisa dos serviços do Estado no feriado prolongado
Usuário vai poder decidir se quer ou não ser adicionado em grupos do WhatsApp 21/06/2025 Usuário vai poder decidir se quer ou não ser adicionado em grupos do WhatsApp