Terça-Feira, 27 de Janeiro de 2026

DATA: 16/02/2017 | FONTE: PM/MS PRESIDIO - Sejusp e Exército apresentam resultado de ação conjunta

A primeira operação de varredura realizada no complexo penitenciário de Campo Grande pelo Exército resultou na apreensão de armas, celulares e drogas. O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, e o comandante Militar do Oeste, general Gerson Menandro Garcia de Freitas, apresentaram durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira (15), o resultado da Operação Varredura. Essa é a primeira ação conjunta desenvolvida em Mato Grosso do Sul, desde a assinatura do decreto do presidente Michel Temer, no mês de janeiro, autorizando o uso das Forças Armadas nos presídios.

 A vistoria que durou cerca de 8 horas, contou com a participação do Batalhão de Choque da Polícia Militar que fez o trabalho de contenção dos presos, da Polícia Civil que realizou o registro das ocorrências e dos agentes penitenciários que coordenaram os trabalhos.

O secretário José Carlos Barbosa, agradeceu o apoio do Exército Brasileiro e fez um balanço da operação. “Essa é uma parceria extremamente importante neste momento em que estamos vivendo em clima de tensão nacional na área da segurança pública, portanto esse é um passo nque estamos dando através da realização de ações preventivas, com objetivo de evitar que as circunstâncias que estão ocorrendo em outros estados fiquem distantes de Mato Grosso do Sul”, pontuou Barbosa.

 

Segundo o dirigente da Sejusp, tudo ocorreu pacificamente durante a operação, ou seja, sem nenhuma ocorrência de conflito. “Essa varredura é apenas o início do trabalho conjunto com o Exército, que tem um ano de duração. Por isso da mesma forma que ocorreu na Máxima, outros presídios também podem passar por procedimentos como esse de hoje”, disse.  

 

De acordo comandante Militar do Oeste, general Gerson Menandro Garcia de Freitas, foram apreendidos na penitenciária 313 punhais artesanais, 35 facas e 34 tesouras, 58 aparelhos de celular, 69 carregadores para celular e 34 chips. Os presidiários ainda tinham armazenados nas celas, 143 fios elétricos de diversos tamanhos, recipientes contendo líquido inflamável e 243 acendedores de fogo. Também foram encontrados 602 gramas de maconha e 289 de cocaína.

O general disse na coletiva que a primeira operação teve um saldo positivo, e que outras semelhantes deverão ser planejadas. “Houve sinergia entre o Exército e a Secretaria de Segurança Pública, tanto no controle quanto no planejamento das ações. Não vamos inicialmente informar nem data nem horário e local das futuras operações, para manter o efeito surpresa e a eficácia nas apreensões”, finalizou.

Reportagem Regiane Ribeiro Assecom/Sejusp

 

Fotos: João Garrigó

Ampliação do sistema prisional eleva em 89% a capacidade da penitenciária de Dois Irmãos do Buriti 27/01/2026 Ampliação do sistema prisional eleva em 89% a capacidade da penitenciária de Dois Irmãos do Buriti
Em MS, sete presos da “saidinha” de fim de ano não retornaram para cumprir pena 12/01/2026 Em MS, sete presos da “saidinha” de fim de ano não retornaram para cumprir pena
Unidades penais de Campo Grande e Dourados ganham reconhecimento facial para entrada e saída de internos 22/12/2025 Unidades penais de Campo Grande e Dourados ganham reconhecimento facial para entrada e saída de internos
Presídio Federal de Campo Grande receberá sistema antidrone comprado em Israel 18/12/2025 Presídio Federal de Campo Grande receberá sistema antidrone comprado em Israel