Sábado, 19 de Setembro de 2026

DATA: 22/05/2018 | FONTE: Agência Brasil Denatran suspende pagamento de multas com cartão de crédito ou débito

Dois meses após ter regulamentado o uso de cartões de débito ou crédito para o pagamento de multas de trânsito, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) suspendeu a portaria que estabelecia as diretrizes e os procedimentos para os pagamentos eletrônicos.

Publicada no Diário Oficial da União (DOU) de ontem (21), a Portaria Nº 91 suspende a anterior (número 53, de 23 de março) sem especificar os motivos. Procurado pela reportagem, o departamento ainda não informou o porquê da suspensão, nem os impactos da decisão.

O texto da portaria anterior destacava que a possibilidade de os motoristas pagarem suas multas por infrações de trânsito utilizando cartões de débito ou crédito levava em conta a “necessidade de aperfeiçoamento da forma de pagamento, adequando-a a métodos de pagamento mais modernos utilizados pela sociedade”. A quitação dos débitos veiculares poderia ser feita à vista ou em parcelas, sem ônus para os órgãos de trânsito.

A portaria suspensa também autorizava os órgãos e as entidades que integram o Sistema Nacional de Trânsito a assinar acordos de parcerias técnico-operacionais com empresas aptas a implantar um sistema informatizado de gestão de arrecadação de multas de trânsito.

Com estreia liberada para outubro, 18/09/2026 Com estreia liberada para outubro, "drogômetro" fica para 2027 em MS
Trabalhadores da Caixa decidem na próxima semana sobre fim da greve 18/09/2026 Trabalhadores da Caixa decidem na próxima semana sobre fim da greve
Após 25 anos de disputa, Justiça manda transferir fazenda para assentamento 18/09/2026 Após 25 anos de disputa, Justiça manda transferir fazenda para assentamento
Cursilho de Naviraí começou a vender ingressos para o 25º Carreteiro 17/09/2026 Cursilho de Naviraí começou a vender ingressos para o 25º Carreteiro