Terça-Feira, 27 de Janeiro de 2026

DATA: 15/08/2018 | FONTE: campograndenews Governo lança aplicativo que vai informar frequência de alunos em sala Intenção é acabar com a evasão escolar na rede de ensino de Mato Grosso do Sul

Um aplicativo que vai monitorar a frequência escolar do aluno será lançado nesta quarta-feira (dia 15) pela secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul. O evento será às 14 horas no auditório do governo estadual, localizado no Parque dos Poderes, em Campo Grande, com a presença do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

De acordo com a secretaria, o mecanismo faz parte do projeto Mira Educação e será chamado de Mira Aula.

Aplicativo que vai informar frequência escolar de estudantes. (Foto: Reprodução/Internet).

Aplicativo que vai informar frequência escolar de estudantes. (Foto: Reprodução/Internet).

O aplicativo vai permitir aos professores dentro de sala de aula dar uma espécie de "check in" confirmando a presença do estudante. A informação vai ser enviada para os pais e responsáveis, além da secretaria.

A intenção é reduzir o índice de evasão escolar. Até 2015, o percentual de aluno que deixava a escola era de 20% e, de 2017 para cá, caiu para 2,3%, afirma a secretaria. Os dados são relativos a um universo de 9 mil estudantes das escolas de autoria.

O aplicativo, disponível em Android e iOS, será adotado de forma gradativa, já que também depende do preparo dos professores de MS. Na plataforma, além da frequência, será possível relatar em um diário de aula como foi o desempenho e demais detalhes da aula.

Segundo o governo, a secretaria de Educação apoiou a elaboração do projeto, que foi executado pela Coordenadoria de Tecnologia Educacional (Coted) e Superintendência de Gestão da Informação (SGI).

Naviraí credencia operadoras para gerir R$ 12 milhões em vale-alimentação 27/01/2026 Naviraí credencia operadoras para gerir R$ 12 milhões em vale-alimentação
Prefeito de Ladário proíbe uso de redes sociais e gravação de vídeos durante expediente 21/01/2026 Prefeito de Ladário proíbe uso de redes sociais e gravação de vídeos durante expediente
Lei proíbe corte de água em casas com pessoas doentes e acamadas na Capital 15/01/2026 Lei proíbe corte de água em casas com pessoas doentes e acamadas na Capital
Dourados ganha voo diário para SP e amplia conexão com o Brasil e exterior 14/01/2026 Dourados ganha voo diário para SP e amplia conexão com o Brasil e exterior