Quarta-Feira, 28 de Janeiro de 2026

DATA: 17/08/2018 | FONTE: Agência Brasil TSE nega novo pedido de Lula para participar de debate na TV

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Sérgio Banhos decidiu há pouco rejeitar novo pedido do PT para autorizar a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no debate que será realizado hoje (17), na Rede TV, às 22h, com candidatos à Presidência da República nas eleições de outubro.

Ontem (16), a participação de Lula foi vetada pelo ministro, mas a defesa recorreu da decisão por entender que o ex-presidente poderia participar por meio de videoconferência ou vídeos gravados antecipadamente.

Na nova decisão, o ministro reafirmou que a prisão de Lula está relacionada a questões criminais, que não podem ser analisadas pela Justiça Eleitoral.

Lula está preso desde 7 de abril, na sede da Superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba, em função de sua condenação a 12 anos e um mês de prisão na ação penal do caso do triplex em Guarujá (SP). Para o PT, como candidato registrado no TSE, Lula tem direito de participar do debate.

Na quarta-feira (15), o partido registrou no TSE a candidatura de Lula à Presidência e o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad como vice na chapa.

Em tese, o ex-presidente estaria enquadrado no artigo da Lei da Ficha Limpa que impede a candidatura de condenados por órgãos colegiados. No entanto, o pedido de registro e a possível inelegibilidade precisam ser analisados pelo TSE. O pedido funciona como o primeiro passo para que a Justiça Eleitoral analise o caso.

Juíza dá 15 dias para União explicar asilo à ex-primeira-dama do Peru 28/01/2026 Juíza dá 15 dias para União explicar asilo à ex-primeira-dama do Peru
Vereador e outros 11 são condenados por tortura contra indígenas após 20 anos 22/01/2026 Vereador e outros 11 são condenados por tortura contra indígenas após 20 anos
Com agressor solto, família pede justiça pela morte de idoso espancado em casa 16/01/2026 Com agressor solto, família pede justiça pela morte de idoso espancado em casa
Justiça nega vínculo de trabalho com igreja e indenização a pastor de MS 16/01/2026 Justiça nega vínculo de trabalho com igreja e indenização a pastor de MS