
As cadeiras de rodas e outras formas de auxílio à mobilidade, como bengalas e muletas, estão livres dos limites de peso e tamanho em viagens rodoviárias interestaduais e internacionais.
Decreto assinado pelo presidente Michel Temer e publicado sexta-feira(17), no Diário Oficial da União impede que esse tipo de equipamento seja alvo de cobranças adicionais ou restrições para serem levados no bagageiro de ônibus de viagem e similares. A nova regulamentação altera o Decreto 2.521 de 1998.
Segundo ressaltou o secretário nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marco Pellegri, o texto parte do pressuposto que os equipamentos de mobilidade devem ser entendidos como parte integrante do corpo das pessoas com deficiência.
"O cidadão tem que viajar sempre acompanhado daquilo que garante sua mobilidade, autonomia e independência, sem nenhum ônus”, ressaltou.
19/11/2025
Pensão para filhos de vítimas de feminicídio deve ser paga em dezembro
01/10/2025
Governo define regras para pensão a filhos de vítimas de feminicídio
20/07/2020
Crianças e adolescentes vítimas de violência devem ligar para o Conselho Tutelar
13/07/2020
Estatuto da Criança e do Adolescente completa 30 anos