
Um tema que vem preocupando cada vez mais a sociedade. Casos trágicos afetam pessoas de todas as idades, porém ultimamente tem se repetido com uma frequência maior entre jovens e adolescentes. Como medida de prevenção uma iniciativa da vereadora Rosangela Sofa (PSDB) de Naviraí, o município deverá ter uma lei instituindo o Plano Municipal de Prevenção ao Suicídio.
De acordo com o teor do projeto de Rosangela o mesmo terá por objetivo identificar possíveis sintomas, tratar o transtorno e promover o acompanhamento de indivíduos que apresentem perfil, minimizando a evolução dos quadros que podem chegar ao suicídio. O trabalho será desenvolvido no município com capacitação dos profissionais da saúde, educação e assistência social, para que identifiquem comportamentos suicidas, faça campanha de orientação da população, alertando para os sintomas e criando canais para facilitar atendimento da comunidade, entre outros.
“Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio no mundo. É a terceira maior causa de morte entre homens de 15 a 29 anos, depois da violência e dos acidentes de trânsito, e a quarta, entre os jovens em geral” Justifica a Vereadora, ressaltando que são números altos, que revelam um problema de saúde pública complexo, com sérias consequências emocionais, sociais e econômicas.
“O suicídio é um fenômeno complexo, que precisa ser discutido na sociedade, assim como na mídia” fala a vereadora. O projeto foi apresentado na sessão da última terça-feira (23) e segue para receber pareceres das comissões.
05/05/2020
Recomendação do MP: Câmara de Naviraí cancela Seleção Simplificada para contratação de Advogado
06/04/2020
Sessões Ordinárias da Câmara de Naviraí serão realizadas ás terças-feiras ás 10hs
27/02/2020
4ª Sessão Ordinária de 2020 acontece nessa Quinta-Feira (27) ás 19hs
03/02/2020
Após recesso parlamentar, Câmara volta a realizar sessões nesta segunda (03)