
O Campeonato Estadual de 2019 deve ter novo regulamento e formato de disputa. A FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) apresentou aos clubes a proposta de pontos corridos com total de 22 rodadas.
A disputa contará com 12 clubes, que se enfrentarão em turno e returno. O time que somar mais pontos conquista o título. Os quatro piores serão rebaixados.
A disputa está prevista para começar dia 20 de janeiro, com término no dia 21 de abril. Ao todo estão previstas 22 datas, 4 a mais que o torneio deste ano.

Reunião nesta segunda-feira tratou de alterações na forma de disputa do Estadual; torneio teria quatro rebaixados. (Foto: FFMS/Divulgação)
Os clubes têm até o dia 6 para apresentar os laudos dos estádios que serão utilizados. Segundo Marco Tavares, vice-presidente da federação, somente o Jacques da Luz, na Capital, e o Laertão, em Costa Rica, estão liberados pelo Ministério Público.
A primeira rodada terá Comercial x vice campeão da Série B, União ABC x Costa Rica, Sete de Setembro x Águia Negra, Operário x Corumbaense e campeão da Série B x Operário de Dourados.
04/11/2026
Sete de Setembro vence Naviraiense e vira turno na zona de classificação da Copa MS
04/11/2026
Copa MS vira turno e pode ter primeiro classificado nesta quarta-feira
30/10/2026
Naviraí e Ivinhema revivem rivalidade histórica na final da Copa Opção MS de Futsal
29/10/2026
Dourados vence clássico contra o 7 de Setembro na estreia da Copa MS