Terça-Feira, 27 de Janeiro de 2026

DATA: 23/07/2020 | FONTE: G1 MS Menor felino do Brasil é clicado pela primeira vez em parque ecológico Leopardus Tigrinus é um pouco maior que um gato doméstico. A espécie rara nunca tinha sido vista pelos pesquisadores da região norte do estado.

Pela primeira vez um gato-do-mato-pequeno foi fotografado no Parque Natural Municipal Templo dos Pilares, em Alcinópolis, norte de Mato Grosso do Sul. O animal que tem o nome científico de Leopardus Tigrinus, é considerado o menor felino do Brasil.

"Ele é pouco maior que um gato doméstico, e é um animal bastante raro e difícil de encontrar. Por conta do tamanho, muita gente leiga se intriga e o gato confundido com onça, o pessoal diz. Nós especialistas não tínhamos certeza exatamente de qual espécie de felino se tratava", disse a bióloga Bruna Barbosa.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Foto: Parque Natural Municipal Templo dos Pilares/Divulgação

A bióloga que é responsável pelo parque conta que para tirar a dúvida compartilhou a fotografia em grupo de especialistas em uma rede social. Foi então que o professor Tadeu Oliveira, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), especialista em pequenos felinos, analisou o registro e confirmou que era mesmo um gato-do-mato-pequeno.

Gato-do-mato-pequeno, foto tirada na região norte  — Foto: Divulgação

Gato-do-mato-pequeno, foto tirada na região norte — Foto: Divulgação

"Ficamos muito felizes com a confirmação, foi uma grata surpresa, para mim e para toda a equipe. Tivemos a confirmação da existência do felino no parque e esperamos que essa espécie tão rara seja preservada por muito tempo", afirmou a bióloga.

 

O animal foi clicado no dia 17 de julho e a foto divulgada nesta quinta-feira (23), graças a um projeto de monitoramento que começou em janeiro. Câmeras foram instaladas perto de trilhas e já registraram onças, algumas com filhotes, jaguatirica, lobo-guará, anta, irara, queixadas, catetos, entre outros animais.

 

O Parque

 

 

O Parque Natural Municipal Templo dos Pilares tem 6,2 mil hectares e trata-se de uma unidade de conservação repleta de vestígios de antigos habitantes, que segundo estudos recentes, datam de até 10 mil anos atrás. No local, os visitantes encontram gravuras, pinturas em paredes, teto e em pilares de formações rochosas únicas em todo Mato Groso do Sul.

Parque Natural Municipal Templo dos Pilares — Foto: Divulgação

Parque Natural Municipal Templo dos Pilares — Foto: Divulgação


Prefeitura de Naviraí dá exemplo e reforça compromisso com a consciência ambiental 20/12/2025 Prefeitura de Naviraí dá exemplo e reforça compromisso com a consciência ambiental
Projeto inédito vai mapear população de onças-pintadas na Serra do Amolar 17/12/2025 Projeto inédito vai mapear população de onças-pintadas na Serra do Amolar
Imasul recebe onze caminhonetes e dois tratores para reforçar fiscalização e equipar unidades de conservação 16/12/2025 Imasul recebe onze caminhonetes e dois tratores para reforçar fiscalização e equipar unidades de conservação
GEMA de Naviraí investe em tecnologia e capacitação para aprimorar o atendimento à população 12/12/2025 GEMA de Naviraí investe em tecnologia e capacitação para aprimorar o atendimento à população