
O deputado estadual Junior Mochi (MDB) apresentou durante sessão plenária desta quinta-feira (05) indicação, solicitando ao governador Eduardo Riedel a declaração de Situação de Emergência, em âmbito estadual, no município de Coxim, em razão dos graves danos provocados pelas chuvas intensas registradas no início de fevereiro de 2026.
A medida considera o Decreto Municipal nº 70/2026, que declarou Situação de Emergência pelo prazo de 180 dias após o volume de chuvas ultrapassar 200 milímetros em curto intervalo de tempo, causando alagamentos, destruição de vias urbanas e rurais, danos a pontes, sistemas de drenagem, além de prejuízos a residências e estabelecimentos comerciais.
Segundo o parlamentar, o reconhecimento estadual é essencial para viabilizar apoio técnico, operacional e financeiro, permitindo a atuação integrada dos órgãos estaduais e o acesso a recursos extraordinários para ações de resposta, recuperação e reconstrução da infraestrutura afetada.
“Coxim vive um momento difícil, que ultrapassa a capacidade de resposta exclusiva do município. O reconhecimento da Situação de Emergência pelo Estado é fundamental para garantir agilidade, apoio institucional e os recursos necessários para proteger a população e reconstruir o que foi danificado”, afirmou.
Por Assessoria Parlamentar
17/12/2025
Mara Caseiro cobra melhorias urgentes na MS-450, corredor turístico de Aquidauana
10/12/2025
Mara Caseiro: um ano de presença, trabalho e compromisso com Mato Grosso do Sul
03/12/2025
Mara Caseiro pede apoio do Estado para agricultores de Paraíso das Águas
03/12/2025
Mara Caseiro solicita reparos urgentes na MS-386 entre Japorã e Iguatemi