
O deputado estadual Junior Mochi (MDB) apresentou durante sessão plenária desta quinta-feira (05) indicação, solicitando ao governador Eduardo Riedel a declaração de Situação de Emergência, em âmbito estadual, no município de Coxim, em razão dos graves danos provocados pelas chuvas intensas registradas no início de fevereiro de 2026.
A medida considera o Decreto Municipal nº 70/2026, que declarou Situação de Emergência pelo prazo de 180 dias após o volume de chuvas ultrapassar 200 milímetros em curto intervalo de tempo, causando alagamentos, destruição de vias urbanas e rurais, danos a pontes, sistemas de drenagem, além de prejuízos a residências e estabelecimentos comerciais.
Segundo o parlamentar, o reconhecimento estadual é essencial para viabilizar apoio técnico, operacional e financeiro, permitindo a atuação integrada dos órgãos estaduais e o acesso a recursos extraordinários para ações de resposta, recuperação e reconstrução da infraestrutura afetada.
“Coxim vive um momento difícil, que ultrapassa a capacidade de resposta exclusiva do município. O reconhecimento da Situação de Emergência pelo Estado é fundamental para garantir agilidade, apoio institucional e os recursos necessários para proteger a população e reconstruir o que foi danificado”, afirmou.
Por Assessoria Parlamentar
11/06/2026
Deputado Jamilson Name apresenta PL para fortalecer combate à violência contra a mulher
03/06/2026
Mara Caseiro solicita adequações em túnel sob a BR-163 em Dourados
02/06/2026
PL de Jamilson Name sobre Depressão Infantil é aprovado por unanimidade
02/06/2026
Mara Caseiro pede reforma de escola indígena em Dois Irmãos do Buriti